Papa Francisco critica esportes que transformam os atletas em mercadoria

O papa Francisco criticou neste sábado os esportes que se baseiam 'somente em parâmetros econômicos ou para conseguir a vitória a todo custo' que considerou que 'transforma assim os atletas em mera mercadoria da qual é preciso tirar proveito'.

Jorge Bergoglio fez essas afirmações ao receber hoje em audiência os delegados dos Comitês Olímpicos Europeus.

O papa argentino acrescentou que nessas circunstâncias 'os mesmos atletas entram em um mecanismo que os atropela, perdem o verdadeiro significado de suas atividades, aquela alegria de jogar que os atraiu quando eram meninos e que os levou a fazer tantos sacrifícios e a chegar a serem campeões'.

'O esporte é harmonia, mas se prevalece o afã desmedido de dinheiro e de sucesso, essa harmonia se despedaça', recalcou.

O papa fez uma chamada aos dirigentes olímpicos para que impulsionem 'a função educativa do esporte, pois todos somos conscientes da grande necessidade de formar aos atletas encorajados pela retidão, pelo rigor moral e por um agudo sentido de responsabilidade'.

Para o pontífice, o esporte tem que estar 'a serviço da paz, da justiça e da solidariedade, promovendo, em particular nos jovens, o compartilhar e a irmandade'.

Fonte: Revista Exame
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário