Filme documentário revela importância da sanfona de oito baixos


Sábado, dia 30,  às 7hs da manhã,  Programa Nas Asas da Asa Branca,  entrevista com o sanfoneiro Leo Rugero, responsável pelo  roteiro e produção  do Filme Documentário "Com Respeito aos oitos baixos". O programa é sintonizado na Rádio Cidade Am870 e www.radiocidadeam870.com.br

Mestre em sanfona de oito baixos, o músico Leo Rugero, morador do Rio de Janeiro, passou mais de quatro anos estudando a história e a prática do instrumento para compor sua tese acadêmica pela UFRJ. Com este material produziu precioso filme: Com Respeito aos 8 baixos de Januário.

"O filme reúne nomes de famílias influentes na propagação da cultura sanfoneira, entre elas os Calixtos e os Gonzagas, que fizeram história com a canção “Respeita Januário”, o percussor dos caminhos para a produção de discos, e até mesmo de composições instrumentais, a partir da década de 40.

Durante o tempo em que ficou submerso nas pesquisas, Leo Rugero concluiu que a sanfona de 8 Baixos esteve ameaçado de extinção, principalmente por falta de interesse da nova geração de músicos, que o julgaram defasado, após a invenção da moderna sanfona de 120 baixos, que ganhou a fama de ser mais completa.

"Percorremos o Brasil adentro, não há incentivo para a prática da sanfona de oito baixos, que ainda continua restrita às áreas rurais. Pouco existe das grandes festas espontâneas de bailes. Por isto incentivo a esta nova geração a ter interesse pela sanfona de 8 Baixos".

 Segundo Rugero, a sanfona de 8 Baixos é muito popular hoje no Sul do país, por conta do músico porto-alegrense Renato Borghetti:

"De Norte a Sul, o ritmo plural da sanfona de oito baixos se faz presente na história. Hoje, ela começa a ganhar a atenção que merece e a contemplação das pessoas, quase o que aconteceu com o choro. Está virando cult, e a tradição agradece".

Além da pesquisa, vem o livro e o filme “Com respeito aos oito baixos”, Leo  Rugero mantém um blog que reúne material multimidiático sobre o tema: sanfonade8baixos.blogspot.com.br
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário