Jornalista Magno Martins analisa cenário político de Petrolina

O prefeito afastado de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), sofreu, ontem, mais um revés na justiça eleitoral, desta feita no Tribunal Superior Eleitoral. A ministra Laurita Vaz, num voto monocrático, rejeitou a medida cautelar pela qual Lóssio pleiteava permanecer no cargo até o julgamento do mérito do processo.

Com isso, o segundo candidato mais votado nas eleições passadas, deputado Fernando Bezerra Filho (PSB), será convocado pela justiça para assumir o cargo. Bezerra, aliás, já foi diplomado. Falta agora só tomar posse.

Como a diplomação não obriga o deputado a renunciar ao seu mandato na Câmara Federal, a cerimônia foi realizada ontem para cumprir os trâmites exigidos pela legislação eleitoral.

A posse será marcada imediatamente, porque a mesma lei eleitoral impede que o presidente da Câmara continue exercendo o cargo interinamente.

Como o processo ainda cabe recurso, no caso o pleno do TSE, Fernando Filho ficou numa tremenda saia justa, porque, embora as chances sejam remotas, o prefeito cassado pode reverter o voto da ministra Laurita na sessão que votarão todos os ministros.

Situação desconfortável para o deputado, que passa a correr o risco de ter dois passarinhos nas mãos e acabar ficando sem nenhum. A não ser que o TSE julgue de imediato o recurso final de Lóssio, o que está fora de cogitação porque a matéria, como em todas as cortes, precisa dos trâmites e prazos legais, que são lentos.

Fonte: Opinião Blog Magno Martins
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário