Especialistas apontam maconha como aliada no tratamento do câncer

Mesmo que setores da sociedade se posicionem frontalmente contra, o uso medicinal da maconha tem ganhado apoio na comunidade científica no Brasil e no mundo. A Cannabis sativa – nome científico da planta – já tem currículo extenso de atuação na prevenção e no tratamento de uma série de doenças e males.

 “Para um conjunto de doenças degenerativas, inflamatórias e autoimunes há indícios do benefício da maconha. Aqueles que têm comprovação maior são os casos de dor crônica, esclerose múltipla e complemento de tratamentos contra câncer e HIV, que têm efeitos bem agressivos”, informa o médico especialista em medicina preventiva Paulo Fleury Teixeira. No caso específico do câncer, o efeito tem resultados significativos no tratamento.

 “O ‘barato’ da maconha é poderosamente terapêutico. Se a pessoa faz quimioterapia, por exemplo, ela sofre, e isso causa estresse, o que dificulta a recuperação. Se a pessoa experimenta uma sensação de alívio desse estresse, a tranquilidade vai se refletir na fisiologia e melhorar a forma como o organismo vai se recuperar”, explica o neurocientista Renato Malcher, autor do livro “Maconha, cérebro e saúde”.

 Pesquisa publicada no site Doutíssima aponta que 13% dos pacientes que usam a Cannabis no tratamento de alguma doença foram orientados pelos próprios médicos. “Eles não indicam, mas se a iniciativa parte do próprio paciente, eles são a favor”, afirma a artista plástica que, curada do câncer, agora usa a erva para aliviar as dores de uma fibromialgia, resquício do tratamento.

Fonte: BN
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário