Usina Nuclear: Gonzaga Patriota e Fernando Filho defendem instalação no Sertão

 O Nordeste sedia nesta segunda-feira, 25, o XVIII Encontro de Física de Reatores e Termo Hidráulica (Enfir), o XI Encontro sobre Aplicações Nucleares (Enan) e o III Encontro Nacional da Indústria Nuclear (Enin). A  ideia é aproximar pesquisadores, empresários e sociedade civil nos debates sobre o uso da energia nuclear.

A escolha do Estado para sediar os eventos não é por acaso: as pesquisas da Eletronuclear identificaram duas áreas no Estado propícias para receber uma usina: uma próxima a Petrolândia e outra nos arredores de Itacuruba, ambas no Sertão do Estado e perto do Rio São Francisco.

O blogdoneyvital lembra que em 2001 a Revista Isto É denunciou  que "na contramão do resto do mundo  um grupo de pelo menos oito parlamentares brasileiros faz lobby para tentar levar usinas atômicas para seus Estados. Entre eles os deputados Gonzaga Patriota(PSB) e Fernando Bezerra Coelho Filho. A lista segue com   Alfredo Kaefer (PSDB-PR), Fernando Jorgão (PMDB-RJ), Laércio Oliveira (PR-SE), Silvio Costa (PTB-PE), Rui Costa (PT-BA), Nelson Pellegrino (PT-BA).

De acordo com a Revista Isto É, as cifras enchem os olhos desses políticos. Em jogo estão os dividendos eleitorais gerados pelo desenvolvimento de regiões pobres. Apesar do afã em obter lucros políticos e econômicos, a atuação do grupo suprapartidário que defende a geração de energia nuclear é discreta. E normalmente é feita em nome de governadores interessados em atrair os investimentos. “Quando o governo federal der o sinal verde para as usinas vai ser uma verdadeira guerra política e muita gente entrará nessa briga”, diz Silvio Costa (PTB-PE).

O grupo político de Eduardo Campos (PSB) trabalha para sediar uma das usinas com construção prevista para os próximos anos. A ideia do governador é erguer o empreendimento no município de Itacuruba, região isolada, pobre e com baixa densidade demográfica. Características que podem ser decisivas na queda de braço pelos investimentos nucleares. “Será a chance de desenvolver a região”, ressalta o deputado Fernando Bezerra  Coelho (PSB-PE), outro parlamentar que exerce o lobby nuclear.

O lobby pelas usinas nucleares não parte apenas de Pernambuco. Na Bahia, um projeto do Executivo está sendo elaborado para modificar a Constituição estadual e autorizar o Estado a receber esse tipo de instalação. Com ampla maioria na Assembleia Legislativa, o governador Jaques Wagner (PT) deve conseguir aprovar a proposta com tranquilidade e ficar um passo à frente na briga para levar a usina para uma das cidades baianas às margens do rio São Francisco.

 “Os ganhos compensam os riscos. Muita gente ficou com medo de entrar na discussão, mas ela tem de ser feita”, argumenta.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário