Brasil priorizará o tema da sustentabilidade no Fórum Mundial da Ciência

A sexta edição do Fórum Mundial da Ciência, que será aberto no domingo (24), no Rio, debaterá a proposta brasileira que foca o tema da contribuição da ciência para o desenvolvimento sustentável. O documento Ciência para o Desenvolvimento Sustentável: Contribuição do Brasil foi apresentado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), durante o seminário Brasil – Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade. O estudo será apresentado pelos brasileiros nas reuniões do fórum. O seminário na UERJ foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), entre outras instituições.

Resultado de um trabalho iniciado entre os anos de 2008 e 2009, o fórum ocorre pela primeira vez fora da Europa. O evento reunirá no Rio mais de 400 pesquisadores e cientistas internacionais, oriundos de 120 países. Foram feitos sete encontros estaduais no Brasil, com caráter regional, que resultaram em quatro pontos que serão propostos pelas autoridades brasileiras.

Um desses temas abrange a educação e a ética. “Tanto o olhar sobre a ciência, para o aprimoramento da educação desde a primeira infância, em um processo pedagógico mais consistente e, por outro lado, a educação na pós-graduação. O olhar da pós-graduação e do avanço da capacidade da pós-graduação, inclusive dos laboratórios científicos, para responder a esse processo”, disse Elias.

No seminário foi feita uma declaração latino-americana e caribenha para o fórum mundial, que contou com a participação do México, do Brasil e da Argentina, ao lado de instituições brasileiras, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O documento será lido e entregue durante o fórum. Os organizadores contam a presença da presidenta Dilma Rousseff na solenidade de abertura. Segundo o secretário, a participação da presidenta é significativa. “É uma demonstração clara da presidenta, do governo federal sob o seu comando, que a ciência e a tecnologia são eixos dinâmicos e centrais para o crescimento da nossa economia”.

Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário