Cultura: Literatura de Cordel é tema de palestra em Santo Amaro, São Paulo

O professor Aderaldo Luciano, doutor em Ciência da Literatura ministrará palestra sobre Literatura de Cordel no próximo sábado, 30, na Biblioteca Belmonte. A palestra integra a  programação do Ciclo de Palestra em Literatura de Cordel.
 
 “O que é (e o que não é) cordel” -  Elementos distintivos do cordel brasileiro é o tema da palestra.
 
Aderaldo Luciano analisa que  é muito comum colocar todas as formas de poesia oriundas do Nordeste sob o mesmo nome de cordel, entretanto há diferenças essenciais que a distinguem em vários aspectos. O repente dos cantadores improvisadores violeiros, o coco de embolada, o “poema matuto”, a rezas e benditos, as canções e os poemas curtos de inspiração bucólica ou de gracejo, todos são confundidos e colocados lado a lado no mesmo leito.

O cordel difere de todos em sua textura poética, cultural e linguística. O seu produto escrito difere dos seus primos orais. O papel é seu suporte mais legítimo desde sua origem no Recife, impresso em máquinas tipográficas elétricas ou pequenos prelos manuais. Com o aparecimento da xilogravura passou‐se com o tempo a confundi-la com o cordel.

O próprio folheto terminou por assumir posto de sinônimo do cordel, mesmo quando este tomou para si suportes mais robustos.

Serviço: Duração: 3h. Dia 30 de novembro, sábado, 10h. Aderaldo Luciano é Doutor e Mestre em Ciência da Literatura (Poética), professor universitário, poeta, músico e coordenador editorial da Editora Luzeiro, de São Paulo, especializada em cordel. Biblioteca Belmonte Rua Paulo Eiró, 525 - Próximo à Praça Floriano Peixoto - Santo Amaro São Paulo Tel.: 11 5687-0408 e 11 5691-0433
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário