Água e Cidadania: Centro de Educação Popular e Formação Social recebe menção honrosa



O CEPFS (Centro de Educação Popular e Formação Social), coordenado por José Dias, recebeu a Menção Honrosa oferecida pela Folha e pela Fundação Humanitare. 

A categoria homenageia o projeto brasileiro mais alinhado a temas selecionados pela Assembleia Geral da ONU para serem discutidos no ano. Como 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água, este foi o assunto de estreia. A escolha foi feita entre os 57 finalistas dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro de 2005 a 2011, que compõem a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, além dos dez deste ano. 

Sete deles se classificaram para a final e, por unanimidade, o júri concedeu o título ao projeto "Promovendo o Acesso à Água, Solidariedade e Cidadania", do CEPFS, que atua na Paraíba. 

Os outros finalistas foram "Caminhos do Cambiri", da Associação de Anemia Falciforme; "No Clima da Caatinga", da Associação Caatinga; "Conservação dos Recursos Naturais", do Imaflora; "Nascentes Verdes, Rios Vivos", do IPÊ; "Aliança Social", do Nepa; e "Manual do Dentista Verde", da Turma do Bem.
"É um dos projetos mais humanitários que eu conheci. O José Dias traz na essência da alma a marca da miséria. O projeto traz uma referência de valor universal", diz Sheila Pimentel, presidente da Fundação Humanitare. 

Para o vencedor, finalista do Empreendedor Social de 2011, o reconhecimento veio após um longo trajeto. "Essa é uma caminhada de altos e baixos, por isso me emociono com vitórias como esta."
Desde 1985, a organização já atendeu 71.186 pessoas em sete cidades da Paraíba. Uma de suas ações teve desfecho na última semana: três famílias carentes de Teixeira (PB) receberam as cisternas construídas a partir de campanha de arrecadação organizada em maio pelo CEPFS. 

Para Dias, cisterna é mais que "água para quem tem sede". "É cidadania. Cidadania não é só ter documentos, é você se perceber como ator social que pode incidir na realidade dos outros."
Antonio da Costa Miranda Neto, do conselho de assessoramento da ONU para água e saneamento e membro do júri, afirma que a proposta do CEPFS é inspiradora. 

"Espero que sirva de exemplo pela contribuição que dá ao entendimento de que sustentabilidade não é apenas ambiental ou econômica, mas também social." 

"O que chama a atenção é que o José Dias não está preocupado com a escala. É uma transformação profunda que ele promove naquela pessoa", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha.
Em 2014, o tema será agricultura familiar. Poderão se inscrever todos os membros da Rede Folha e os finalistas do ano que vem. 

Fonte: CEPFS
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário