Petrolina: Umidade do ar muito baixa e temperatura no asfalto chega a 51ºC

O  professor e meteorologista Mário Miranda, informou no Programa Nossa Voz-Rádio Grande Rio Fm, que Petrolina chegou a registrar tempo desértico e temperaturas de até 51°C no asfalto nos últimos dias.

No dia 24 de setembro, Petrolina registrou a menor umidade relativa do ar dos últimos seis anos, 10,1%. Os dados são do Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A Organização Mundial de Saúde (OMS),  avalia que umidade do ar abaixo de 30% é um risco para a população.  Quando a umidade relativa do ar atinge 20% já deve ser considerado o estado de alerta. “Temperatura  mais elevada, e a umidade  mais baixa é prejudicial à saúde. Em média no deserto dá 7%. Umidade baixa também significa que passa mais radiação ultravioleta que o normal”, explica o meteorologista, professor Mário de Miranda.

Dados do Labroratório de Meteorologia revela que  Petrolina registrou altas temperaturas no mês de outubro. NO domingo, 06 de outubro, o Laboratório da Univasf registrou a maior temperatura do ano: 38,3º Celsius.

 “Essa temperatura foi registrada na nossa estação (meteorológica), onde o vento circula normalmente. Dentro da cidade, em uma rua sem ventilação, a temperatura pode ter chegado a 42ºC”, alerta o meteorologista.

Fonte: Programa Nossa Voz-Rádio Grande Rio FM e Jornal Gazzeta
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário