Espetáculo Gonzagão A Lenda será destaque em Exu nas festividades dos 101 anos do Rei do Baião

Quando a lenda se torna fato, encena-se a lenda. Esse foi o método que o diretor João Falcão adotou para falar de Luiz Gonzaga em seu novo musical, em cartaz na próxima sexta-feira, 13 e sábado, 14, no centro de Exu, Pernambuco, para comemorar os 101 anos de nascimento do filho mais ilustre da região.
Diferentemente do filme de Breno Silveira, "Gonzagão - A Lenda" não se preocupa com a precisão factual.

"Foi uma opção de estilo, não gosto de espetáculo que fica tentando fazer a pessoa conhecer a história, não é uma aula, eu queria fugir do documental", diz Falcão.

"Gonzaga é um mito no Nordeste, como Lampião. Eu achei interessante falar do Luiz com esse tom de fábula."

A peça conta a história de uma trupe teatral que encena momentos da vida de Luiz Gonzaga, boa parte deles tirados dos causos que o próprio contava em seus shows.

E se o forró está na alma da peça, como seria de se esperar, as canções de Luiz Gonzaga que são usadas para narrar a trama nem sempre aparecem nas versões mais conhecidas.

"Como não é um musical biográfico, eu tive liberdade de não precisar me ater a triângulo, zabumba e sanfona", diz o diretor musical Alexandre Elias, que começou na carreira em uma peça de Falcão sobre a outra lenda do ritmo, Jackson do Pandeiro.

Assim, "Assum Preto" vira uma peça para violoncelo e voz, como um "prelúdio de Bach", "Pouca Diferença" vem como jazz e "Roendo Unha" como drum 'n' bass.

Fonte: Marco Aurélio Canônico/Folha S.Paulo
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário