Chuvas no Sudeste é positivo para melhorar nível dos reservatórios do Nordeste

As fortes chuvas que castigam parte da Região Sudeste nas últimas semanas tiveram efeito positivo no nível dos reservatórios das hidrelétricas do Nordeste. De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as usinas da região operavam com uma capacidade de armazenamento de 31,1% e expansão de 9,1 pontos porcentuais em relação ao patamar de 22% apurado em 26 de novembro. 

Os números do Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO) mostram que, em um mês, o volume de água armazenado nos reservatórios da Bacia do São Francisco, a principal do Nordeste subiu 8,3 pontos porcentuais, de 21,3% para 29,6%. Na Bacia do Parnaíba, a evolução nesse período foi de 2,2 pontos, de 39,8% para 42%. 


No fim de novembro, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, havia reconhecido que a situação do Nordeste preocupava. Tanto que, na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no início de dezembro, o ONS recomendou ao governo que fosse mantido o alto nível de intercâmbio de energia para a região com o objetivo de tentar evitar a redução no nível dos reservatórios das hidrelétricas.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário