MINISTÉRIO PÚBLICO SE REÚNE COM AUTORIDADES DE SERRITA PARA DESMENTIR BOATO SOBRE ROMPIMENTO DE BARRAGEM

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da promotora de Justiça de Serrita, Andréa Griz de Araujo Cavalcanti, se reuniu na manhã desta quinta-feira (12), em caráter emergencial, com o prefeito de Serrita, Erivaldo Oliveira, e com os secretários municipais de Agricultura, João Donilton dos Santos, e de Meio Ambiente, Francisco Peixoto Júnior, com o objetivo de esclarecer informações desencontradas sobre o rompimento da barragem das Traíras, que causaram instabilidade social em Serrita na última quarta (11). Ao final da reunião, ficou evidenciado, com base nas informações da gestão municipal e da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, que não há motivo de preocupação para os moradores.

De acordo com as autoridades ouvidas pelo MPPE e a nota da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, foi realizada a abertura da válvula de descarga de fundo da barragem de Traíras. Tal procedimento é uma medida de segurança operacional empregada para reduzir o nível da água em situações de grande acúmulo no reservatório, principalmente em decorrência das chuvas. A abertura das comportas, por si só, não traz nenhum risco para a população.

Ainda assim, para angariar maiores informações e trazer tranquilidade à sociedade local, o MPPE instaurou procedimento para acompanhar o nível de segurança hídrico da barragem. Os órgãos competentes já foram oficiados pelo Ministério Público e está sendo monitorada a realização de um plano de contingência por parte da Prefeitura de Serrita.

Por fim, o MPPE reforça que está atento a qualquer tentativa de gerar alarde social desnecessário, fato que pode inclusive configurar crime, a depender das circunstâncias, e que poderá ser comunicado às autoridades policiais para a adoção das providências cabíveis.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário