FORRÓ NA FEIRA: PRÉVIAS DA FESTA DE MARÇO REALIZADAS EM BODOCÓ JÁ MOVIMENTAM A CULTURA E TURISMO

A tradicional Festa de Março, realizada em Bodocó, no Sertão de Pernambuco, este ano vai homenagear a Feira Livre da cidade. De acordo com a prefeitura, o evento vai acontecer entre os dias 20 e 22 de março, no Pátio de eventos.

A feira livre é um patrimônio centenário, que faz parte da história cultural de Bodocó. Segundo o secretário Renato Locio, a cenografia será inspirada na “Rua da Farinha”, na “Rua da Fruta”, no doce de leite e queijo, que fazem de Bodocó uma referência na gastronomia brasileira, através destes produtos. O tema a festa, ‘Feira de Março’, também foi inspirado no livro Feira Livre de Bodocó: Memória, Africanidades e Educação, da bodocoense e professora doutora, Alexsandra de Oliveira. 

Para aquecer o evento duas prévias estão programadas para acontecer com a realização do Forró na Feira. A primeira prévia aconteceu na segunda-feira (02), na rua da “Feira da Fruta”. O segundo Forró na Feira será na segunda-feira 16. De acordo com o secretário de Cultura, Renato Lócio, a ideia é movimentar a feira e fazer um “aquecimento” para a Festa de Março.

"O Forró na Feira além de homenagear a feira, tema da festa, faz um resgate e também homenageia o antigo projeto Forró Solidário, desenvolvido pelos jovens bodocoenses Tatiana Alencar, Guilherme Lócio, Brito Júnior e Pedro Henrique (in memorian)", finalizou o secretário.


Cada arte emociona o ser humano de maneira diferente! Literatura, pintura e escultura nos prendem por um viés racional, já a música nos fisga pelo lado emocional. Ao ouvir música penetramos no mundo das emoções, viajamos sem fronteiras.

Bodocó é uma palavra que possui uma das mais belas sonoridades da literatura. "Nas quebradas caem as folhas fazendo a decoração. Chora o vento quando passa nas galhas do aveloz. Chora o sapo sem lagoa todos em uma só voz. Chora toda a natureza na esperança, na incerteza de Jesus olhar pra nós...Nos cafundó de Bodocó, de Bodocó, de Bodocó. Nos cafundó de Bodocó, de Bodocó, de Bodocó... Nas caatingas do meu chão se esconde a sorte cega/Não se vê e nem se pega por acaso ou precisão/ Mas eu sei que ela existe pois foi velha companheira do famoso Lampião".


Os versos acima é um exemplo do quanto o município está presente no cancioneiro da música brasileira. Os versos é interpretado por Luiz Gonzaga e o compositor é Jurandy da Feira. Nos Cafundó de Bodocó.

A cidade é ainda mencionada na canção "Coroné Antônio Bento", que integra o primeiro LP de Tim Maia, de 1970. A música conta a história do casamento da filha de um "coronel", que dispensa o sanfoneiro e chama um músico do Rio de Janeiro para animar a festa. A canção é de autoria de Luis Wanderley e João do Vale.


A cidade também consta na música Pau de Arara (Guio de Moraes)..."Quando eu vim do sertão, seu moço, do meu Bodocó, a malota era um saco e o cadeado era um nó, só trazia a coragem e a cara, viajando num pau de arara, eu penei, mas aqui cheguei".


Conhecer Bodocó é compreender que existe palavras que são portas/janelas que servem para revelar mundos e situações. Bodocó revela uma festa no mês de março, mês da fartura e dos forrós mais quentes e buliçosos.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário