CAMPUS DA UNEB EM SEABRA SEDIA I FEIRA AGROECOLOGIA DA CHAPADA DIAMANTINA

Música, cinema, arte, poesias, oficinas, tecnologia, toré dos povos indígenas, agricultura familiar, parcerias, amor e muita chuva foram alguns dos ingredientes necessários para o sucesso da I Feira Agroecológica da Chapada Diamantina.

“Esse tema foi escolhido pelo próprio calendário, no dia 8 foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Um dos pontos que nos motivou à escolha do tema foi a própria história da Agroecologia, que é iniciada e construída por mulheres”, disse Gislene Moreira, professora da universidade e integrante da equipe de organização da feira.

Ainda de acordo com ela, é essencial valorizar as lembranças dos quintais das nossas avós e ancestrais, pois a agroecologia se inicia lá, principalmente, com a mulher do campo.

“A feira está sendo pensada há anos. E só conseguimos realiza-la graças a essa parceria com a UNEB, pois através dela conseguimos juntar pessoas, órgãos e entidades. Todos se somaram de forma significativa para que esse processo desse certo”, destacou Brígida Salgado, que também participou da comissão organizadora do evento.

Produtor e presidente da Associação Comunitária Fazenda Velha – Andaraí, Eugênio ressaltou que o processo para a consolidação da iniciativa se deu de forma democrática e após diversas reuniões com a comunidade.

“Eu tenho esperança de que essa feira continue por muitos anos. Meu sentimento neste momento é de felicidade, por ter esse sonho realizado e esperançoso para que nossa vida melhore um pouco”, disse Eugênio.

Após a conclusão dos trabalhos, os produtores e organizadores do evento se reuniram para discutir os resultados da feira e para deliberar sobre as datas das próximas edições, que estão previstas para os dia 7 e 8 de abril, 5 e 6 de maio, e 9 e 10 de junho.

Foram parceiros da feira o Banco do Nordeste, a Bahiater, as comunidades rurais, a Cesol, a Ceforc, a Codeter, a Prefeitura Municipal de Seabra, o Sebrae e o Polo Sindical e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Seabra.

As atividades foram realizadas nas instalações do Campus XXIII da UNEB, em Seabra, nos dias 10 e 11 de março, e tiveram a mulher como eixo estruturante da programação. (Diosvaldo Filho/Nucom-Campus XXIII)
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário