POPULAÇÃO DE JUAZEIRO E PETROLINA MUDAM HÁBITOS DE HIGIENE E ROTINA PARA SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS

O coronavírus deve ser combatido com medidas de prevenção.  Em Petrolina início dos jogos do campeonato de futebol de salão adiado, proibição de qualquer evento que provoque aglomeração de pessoas. Em Juazeiro, Campus da Univasf, escolas públicas e particulares paralisadas por 7 dias, a partir de segunda-feira 16. O avanço do coronavírus começou a provocar mudanças nos hábitos de também de consumos. 

Em comunicado oficial, a Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) informou que as aulas do Campus de Juazeiro (BA) e do Espaço Plural serão suspensas a partir do dia 16 (segunda-feira) a 22/03. 


De acordo com donos de farmácia é grande a procura de desinfetantes para as mãos. As vendas de desinfetantes para as mãos aumentaram.


Em Juazeiro, dezenove casos suspeitos de H1N1 já foram notificados, sendo cinco confirmados, um óbito comprovado, oito casos sob investigação, duas mortes cujos exames aguardam resultados e seis casos descartados. 


Na última sexta-feira (13), após reunião promovida com vários segmentos da área de Saúde, o prefeito Paulo Bomfim anunciou a publicação de decreto estabelecendo uma série de medidas de caráter preventivo diante dos casos confirmados de H1N1 e suspeitos de COVID-19, o Coronavírus, no âmbito do município. O decreto foi publicado no Diário Oficial com validade até o próximo dia 20.


A Secretaria do Meio Ambiente esclarece que o decreto publicado nesta sexta-feira, 13, pela Prefeitura de Juazeiro para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância local, nacional e internacional decorrentes do coronavírus e H1N1, não restringe o funcionamento de estabelecimentos, mas apenas regula a liberação para eventos que dependam da autorização da Prefeitura. 



No caso de bares e restaurantes, recomenda-se apenas uma distância preventiva entre as mesas, conforme consta no Art. 3º do Decreto: Os bares ou restaurantes deverão observar, na organização de suas mesas de atendimento, a distância mínima de dois metros (02 m) entre elas.

Em relação ao Coronavírus, a medida veio como efeito da declaração de pandemia emitida pela OMS (Organização Mundial de Saúde e do surgimento de dois casos suspeitos, dos quais um já foi descartado).


Em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho primeira iniciativa foi a criação de um comitê de enfrentamento com entes de várias secretarias e setores envolvidos na questão do coronavírus. Miguel também determinou a contratação de uma equipe de médicos, enfermeiros e outros profissionais destinada a casos do coronavírus. A Prefeitura ainda fechou um convênio com o Hospital Universitário para a criação de leitos de UTI exclusivos para pacientes diagnosticados com o Covid-19.


Uma das medidas de restrição com caráter preventivo será a proibição de qualquer evento cultural, esportivo, político, administrativo, religioso com mais de 100 pessoas na cidade de Petrolina. Congressos, shows de artistas, torneios de futebol, inaugurações, eventos religiosos com grande público, que dependam de autorização da prefeitura, portanto, serão adiados. A gestão municipal ainda recomendará a empresas, faculdades e outras instituições a adotarem o mesmo padrão.


Outra medida estratégica do novo protocolo é a determinação de quarentena de sete dias para qualquer pessoa oriunda de países estrangeiros. Dessa forma, esse público terá de notificar a Secretaria de Saúde e permanecer em um local fixo pelo período estipulado, evitando contato externo até o fim da quarentena.


A chegada do novo coronavírus ao Brasil está modificando a rotina dos funcionários e passageiros no Aeroporto Internacional de Petrolina. Alguns dos passageiros adotaram as máscaras e é cena comum nos terminais de embarque e desembarque, o uso do álcool em gel, utilizado para a higienização das mãos. Os dois itens se tornaram comuns nas bagagens.

O superintende do aeroporto, Alysson Cabral, disse que para inibir o contágio, em primeiro lugar dos trabalhadores que atuam no local, principalmente aqueles que têm contato direto com passageiros oriundos de viagens nacionais e internacionais, todas as medidas estão sendo tomadas.



O superintendente detalhou os procedimentos que já estão sendo realizados no terminal e explicou que os tripulantes do avião cargueiro que leva frutas para a Europa não circulam pela cidade, pois a aeronave fica pouco mais de uma hora em solo petrolinense. 

Segundo o superintendente, esse tempo é para carregar o avião e fazer o abastecimento de combustível. Ele também disse que os funcionários das empresas aéreas já estão orientados sobre o coronavírus e que os agentes de proteção do aeroporto utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 


Em meio ao crescimento do número de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou recomendações gerais para todos os estados brasileiros e outras específicas para as unidades da Federação com transmissão local e comunitária da Covid-19. 


As sugestões foram transmitidas para profissionais das Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país, por meio de videoconferência, com o objetivo de reduzir a velocidade da transmissão do vírus. As medidas vão desde restrição do contato social de grupos de risco até a antecipação de férias escolares. Ao todo, de acordo com a pasta, o Brasil tem 98 casos confirmados da doença e 1.485 suspeitos. Foram descartados 1.344.



Uma das recomendações da pasta é o cancelamento ou adiamento de grandes eventos: governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais ou religiosos. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, os organizadores ou responsáveis devem cancelar ou adiar, se houver tempo hábil. “Não sendo possível, recomenda-se que o evento ocorra sem público”, pontuou. De acordo com o secretário, cada gestor deve adaptar as medidas para a realidade de seu estado ou município.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário