FESTAS JUNINAS PODEM SER CANCELADAS DEVIDO AMEAÇA DE AUMENTO DE CASOS E COLAPSO NO SISTEMA DE SAÚDE ENTRE ABRIL E JUNHO

A eleição municipal é só em outubro. Os festejos juninos no mês de junho. Mas, acredite, em tempos de novo coronavírus, já começa um ruído sobre a eventualidade de adiar o pleito e a festa de Santo Antonio, São Pedro e São João. O início do outono, que aconteceu no dia 20 de março, deve intensificar a “progressão geométrica” de casos do Coronavírus, conforme assinalam especialistas. Nessa estação do ano, aumentam as doenças respiratórias por conta da redução na temperatura e na umidade relativa do ar.

O sistema de saúde pode entrar em colapso em abril em decorrência da pandemia do novo coronavírus, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante videoconferência da qual participaram o presidente Jair Bolsonaro e representantes de associações empresariais brasileiras.

“No final de abril sistema entra em colapso. O colapso é quando você pode ter o dinheiro, o plano de saúde, a ordem judicial, mas não há o sistema para entrar”, afirmou o ministro. 

A estimativa do Ministério da Saúde é que haja um crescimento dos casos do Covid-19 nos próximos 10 dias, uma subida mais aguda em abril, permanecendo alta em maio e junho. A partir de julho é a expectativa de início da desaceleração. Em julho começa um plateau (estabilidade) e em agosto um movimento de queda.

Mas a intensidade depende das medidas adotadas e do comportamento das pessoas, destacou Mandetta. Neste sentido, o ministro reiterou a importância da redução de circulação e iniciativas de isolamento. “Para evitar esse colapso eventualmente pode ser necessário segurar a movimentação para ver se consegue diminuir a transmissão. Quando tomamos medida de segurar 14 dias, o impacto só é sentido 28 dias depois. A cadeia é sustentada e você quebra”, comentou Mandetta.

O Ministério divulgou novo protocolo para os postos de saúde. Nos locais com transmissão comunitária de pessoas com sintomas do novo coronavírus terão um atendimento agilizado, serão colocadas em isolamento por 14 dias assim como familiares e todos os idosos acima de 60 anos.

Nos locais sem transmissão comunitária, pessoas com sintoma de Covid-19 devem buscar os postos de saúde e ficar em isolamento, com monitoramento a cada 48 horas. Caso mais graves serão encaminhados para atendimento hospitalar.

Caso a previsão seja concretizada as programações das festas juninas, principalmente no Nordeste devem ser canceladas.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário