FAKE NEWS: GOVERNO DÁ LARGADA DE CAMPANHA PARA ACABAR COM MITOS SOBRE O CORONAVÍRUS

O Ministério da Saúde deu início nesta sexta-feira (28/2) à Campanha de Prevenção ao Coronavírus com o objetivo de evitar a disseminação do pânico, causada pela desinformação, e de medidas insensatas — como o de estocar em casa máscaras e álcool em gel, cujas compras dispararam depois da confirmação do primeiro caso no Brasil. Para esclarecer sobre a forma de transmissão do agente infeccioso, vídeos estão sendo veiculados na internet, no rádio e na televisão em todo o país.

O Brasil tem 182 casos sob investigação eram 132 — e 71 foram descartados. O Ministério anunciou que não atualizará o número de casos no Brasil, excepcionalmente, neste final de semana, devido ao aumento do número de notificações. O balanço só será oficialmente atualizado na próxima segunda-feira. Na nova campanha de esclarecimento, a pasta investiu R$10 milhões.

A Organização Mundial da Saúde elevou esta sexta-feira (28/2) o risco da epidemia para “muito alto”, o maior da escala. Mesmo assim, a OMS não considerou a situação com o novo vírus como uma pandemia. De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, 46 países tiveram confirmações.

De acordo com infectologistas, uma pandemia só pode ser declarada quando há o aparecimento de surtos simultâneos em diversas regiões do mundo. Para Wanderson de Oliveira, o novo vírus deveria ser tratado pela definição de pandemia, que, segundo ele, ajudaria no controle da doença.

“O ministro (da Saúde, Luiz Henrique Mandetta) tem reiterado a necessidade de uma revisão do critério de epidemia e pandemia. Vai nos permitir focar principalmente nos grupos etários mais vulneráveis, que são adultos acima de 60 anos”, explicou.

A disseminação de fake news sobre o coronavírus tem preocupado as autoridades. Evitar a Covid-19 por meio de chás, remédios caseiros e injeções de vitamina D, ou se afastar de pessoas de origem asiática, têm sido algumas das desinformações propagadas — sobretudo pelas redes sociais — que podem tirar o foco das reais formas de prevenção e incitar a xenofobia.

É principalmente em chats de conversas que as mentiras são divulgadas. De acordo com o Ministério da Saúde, 85% dos questionamentos trazidos pela população no canal de dúvidas a respeito da Covid-19 são falsos. Desde que os casos explodiram na China, a pasta calcula que das 6,5 mil mensagens recebidas para tirar dúvidas, pelo menos 5,8 mil têm como tema o novo vírus.

Para auxiliar a população, o Ministério também prepara um aplicativo para android e IOS. Nele, o interessado poderá tirar dúvidas, acompanhar os dados sobre o coronavírus no Brasil e no mundo, saber o que fazer para se prevenir e os sintomas. O sistema também fará uma avaliação prévia caso a pessoa acredite que possa estar infectada. Se for enquadrada entre as possibilidades, será indicada uma unidade de saúde mais próxima e capaz de receber o caso.

Além disso, a pasta enviará mensagens para o celular das pessoas que estiverem perto de aeroportos que recebem voos internacionais. “Se você esteve em um país com transmissão do vírus em até 14 dias e apresentar febre, tosse ou falta de ar, ligue para o 136 ou procure uma unidade de saúde”, dirá o post, que deve começar a ser veiculado segunda-feira.

A maioria dessas informações, bem como uma indicação do que é verdadeiro e do que é falso pode ser acessada pelo site do Ministério da Saúde, na aba “tire suas dúvidas”. A plataforma da Organização Mundial de Saúde (OMS) também faz atualizações diárias sobre os casos e presta esclarecimentos à população. A página em português está disponível pelo link www.paho.org/bra.

A apreensão pelo desconhecido também tem provocado uma corrida às farmácias à procura de insumos de proteção como álcool em gel e máscaras. O aumento chegou ao ponto de se esgotarem nas farmácias de Brasília. Gerente de uma drogaria, Eliane Francelina disse que a loja costuma receber cerca de 10 caixas de máscaras por dia e vende as caixas com 50 por R$ 15. A carência dos produtos atrapalha, inclusive, a aquisição do próprio Ministério.
Não caia nessa
»  Uso de chás, remédios caseiros e vitaminas para curar a doença. É FAKE!
»  Teorias de que o vírus é uma arma biológica criada em laboratório. CONVERSA FIADA!
»  Denúncias de omissões de casos e mortes confirmadas no Brasil. MENTIRA!
»  Vídeos de pessoas convalescendo em vias públicas na China. CASCATA!
»  China cancelou todos os embarques de produtos por navio até março. ISSO NÃO EXISTE!
»  Médicos tailandeses curam coronavírus em 48h. PAPO FURADO!
»  Quando se estoura o plástico bolha, se libera o novo coronavírus. SÉRIO?!
»  Existem semelhança entre o vírus HIV e o coronavírus. AH!, PARA COM ISSO!
»  Novo coronavírus causa pneumonia de imediato. NÃO É POSSÍVEL!
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário