Xico Bizerra: Baião do Reino Encantado do Novo Exu às veredas do resto do mundo e adjacências destaque na Rádio Cidade Am 870

No próximo sábado, 18, às 7hs, o jornalista Ney Vital destaca no Programa Nas Asas da Asa Branca, na sintonia www.radiocidadeam870.com.br,  o cd  "Do Reino Encantado do Novo Exu  às veredas do resto do mundo e adjacências", Projeto Forroboxote 6 de  Xico bizerra.
 
O cd consta de 16 faixas  interpretadas por cantadores nascidos na região da Chapada do Araripe (Ceará/Pernambuco), a exemplo de Santanna, Flávio Leandro, Di Jesus,  Joquinha Gonzaga e Chiquinha Gonzaga, Santana, Leninho, Sergio Gonzaga, Epitácio Pessoa...

Xico Bizerra  utilizou neste trabalho o talento de 4 dos talentosos  sanfoneiros  - Gennaro,  Cezinha do Acordeon, Beto Hortis e Genival do Cedro, além de músicos do primeiro escalão pernambucano.
   
A capacidade produtiva, aliada à qualidade de sua obra, fez de Xico Bizerra, inobstante a exigüidade da carreira, o Compositor regional mais gravado nos últimos  anos. Cerca de 170 artistas, tanto Nordestinos como de outras regiões, gravaram músicas do Poeta.

 Para se ter uma idéia, a música "Se tu quiser", lançada em 2002, já teve centenas de  regravações, de norte a sul do Brasil. De se registrar, também, a incursão de Xico Bizerra por outros ritmos, tendo contribuído com músicas para discos de choros, valsas, além de ter participado do Festival de Frevo da Prefeitura do Recife, em 2006 e 2007,  e do Festival de Música de Garanhuns, hoje tido como o maior Festival do Brasil, nos anos de 2007 e 2008, obtendo, em todas as oportunidades citadas , classificação de suas músicas entre os finalistas daqueles eventos.

"Desembuchei no mundo numa cidade cearense chamada Crato, nos calcanhares da Serra do Araripe, avizinhada, parede-e-meia, com o Pernambuco. Por aquelas bandas, se nasce sentindo as baforadas do baião, se toma mingau com gosto de xote, a chupeta já vem melada com o açúcar do xaxado. Além do mais, ao sair do bucho da mãe, já bate nas oiça da gente um violeiro, um cantador ou um cego de feira, do outro lado da calçada, cantarolando Gonzagão. 

Como não se apaixonar pelo rei Lua? Assim, fui balançado na rede ouvindo o acalanto Gonzagueante e sentindo no pau da venta o cheirinho bom da terra do sertão.  Para completar, minha mãe tocava bandolim, quando não tava namorando com meu pai. Daí, o gosto pela música, conseqüência de uma relação quase umbilical."

Assim, Xico Bizerra se descreve. Lembrando que desde os 14, 15 anos já compunha.

Fonte: Forroboxote
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário