Uma Nova Comunicação é possível


Ouvi hoje durante o 13° Encontro Intereclesial de Base dezenas de relatos das comunidades. Um resumo das dores: estamos excluídos. Isto  é a mais pura verdade. 

Também aproveitei para ouvir Rádio e fiquei boquiaberto! indignado com a programação "recheada" de piadas excludentes, músicas de baixo conteúdo educativo, e exaltação a violência.

Neste quesito abro o diálago na condição de jornalista, assessor de imprensa e radialista alerto para a necessidade de um  novo olhar para a comunicação.

A rede mundial de computadores que permitiu a criação de sites e o comércio na rede – está revolucionando a forma de se comunicar numa velocidade estonteante. Todavia a exclusão continua ecoando na voz dos radialistas e sua busca pela "maior audiência, primeiro lugar da sintonia Fm e tantos quesitos em Am".

E qual o espaço que os Movimentos Sociais ocupam hoje nas rádios, tvs e rede mundial de computadoreS? O que os comunicadores das rádios andam falando, comentando? Estamos todos excluídos. Isto é a mais pura verdade.

O surgimento de um novo sistema eletrônico de comunicação caracterizado pelo seu alcance global, integração de todos os meios de comunicação infelizmente não cede espaço para cultura, boa música, informação capaz de transformar.

Como manter cativa uma audiência que descobriu o prazer da interação e da construção de conteúdo? O que fazer para mostrar aos novos e velhos radialistas que existem comunidades de Indios, Quilombolas, Mulheres Negras, vaqueiros, catadores de lixo,  Domésticas, letradas e não letradas em busca de uma programação melhor, uma nova comunicação interagindo, incluindo.

E aqui reside o desafio da inovação para o rádio, para a TV e para os veículos impressos. O veículo de comunicação que não tem uma página na Web, atualizada e interativa, está perdendo o "bonde, o bode da história"e as programações de Rádio que não Educam estão perdendo tempo. E o tempo não muda,. O tempo continua precioso. 

Preciosidade é tentar acompanhar o ritmo e fazer o melhor uso possível das novas tecnologias, uma nova comunicação.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário