XILÓGRAFO J BORGES É O HOMENAGEADO DO SÃO JOÃO NA REDE DA FUNDAJ

O xilógrafo pernambucano J.Borges será o homenageado do São João na Rede da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), evento que será realizado no dia 23 de junho, pelo site e redes sociais da instituição. Com uma vasta programação, a festividade online terá oficinas, reflexões, exibição de filmes e shows e contará com a presença de folcloristas, historiadores e cantores, como Cristina Amaral.

"Homenagear J. Borges neste São João virtual é homenagear todos os que vivem de sua arte, é valorizar o Nordeste e sua arte popular. Vamos levar o São João, essa festa tão tradicional do Nordeste, para a casa das pessoas. Estejam onde estiverem, poderão vivenciar o período junino e conhecer o acervo da Fundaj sobre o tema ", afirmou o presidente da instituição, Antônio Campos. 

Ele participará da abertura da programação, que está prevista para começar às 15h, junto com o diretor de Memória, Cultura, Educação e Arte, Mario Helio. "É um desafio promover uma festa de São João virtual. As festas juninas comemoram o nascimento do precursor de Jesus Cristo e estão entre as heranças ibéricas mais evidentes da nossa cultura", ressalta Mario Helio.

 O evento, que tem duração prevista de seis horas, contará com a presença do homenageado, J. Borges, que fará uma saudação ao público e falará sobre sua obra. “Eu me sinto muito honrado e satisfeito em receber mais uma homenagem da Fundaj, agora em uma festa tão simbólica e alegre no Nordeste, da qual eu sou fã. Do Nordeste a gente guarda como lembrança o resto da vida, levando como saudade as festas juninas”, contou o xilogravador.

Há 20 anos a Fundação Joaquim Nabuco concedeu a medalha de honra ao mérito a José Francisco Borges, já então conhecido por sua arte, os cordéis e a xilogravura. Ao longo de sua carreira, o artista recebeu diversos prêmios e homenagens. No ano passado, a Fundaj o agraciou novamente, com a Medalha Gilberto Freyre, pelos 40 anos do Museu do Homem do Nordeste. 

Fazem parte da programação do São João na Rede os arte-educadores do projeto ‘Recrearte’, a apresentação de curtas como “A Saga da Asa Branca”, de Lula Gonzaga, e “O Cangaceiro”, de Marcos Buccini. Haverá também uma oficina gastronômica, comandada pelo chef César Santos, que ensinará a fazer comidas típicas regionais.

Confira a programação completa do São João na Rede da Fundaj que acontece no dia 23 de junho, a partir das 15h:

15h - Abertura do evento com o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos e o diretor de Memória Cultura e Arte, Mário Hélio;
15h30 - Depoimento do homenageado, J. Borges;
15h35 – Recrearte;
16h10 - Exibição de curtas-metragens da Cinemateca Pernambucana;
16h50 - Oficina Gastronômica com o chef César Santos;
18h05 - “Antropolive - O Melhor São João do Mundo”, com a antropóloga do Museu do Homem do Nordeste, Ciema Mello, e os artistas Bruno Lins e Adriano Cabral;
18h55 - Exibição de longas-metragens da Cinemateca Pernambucana;
19h40 - Espetáculo Bandeira de São João, com o romancista Ronaldo Brito;
20h10 - Apresentação musical ao vivo da cantora Cristina Amaral;
21h15 - Encerramento da programação.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário