SOCIABILIDADES E DIVERSIDADE NA EXPERIÊNCIA FESTIVA NO CONTEXTO DAS QUADRILHAS É TEMA DE SEMINÁRIO

Verdadeiras instituições entre as expressões juninas, as quadrilhas nordestinas exercem um papel para além da beleza estética e alegórica diante de um animado público. É para falar sobre sociabilidade e diversidade no contexto das quadrilhas que o Cais do Sertão, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Observatório de Museus e Patrimônios Culturais (Observamus), promove hoje (25) e sexta (27) o seminário "Sociabilidades e Diversidade na Experiência Festiva".

A iniciativa conta ainda com o apoio da Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco (Fequajupe). Pesquisadores de vários Estados e artistas das quadrilhas juninas locais vão refletir sobre gênero, sexualidade, gestão e integração, em lives no Google Meet com transmissão simultânea no YouTube do Cais. 

As mesas temáticas terão duas horas e meia de duração. A primeira mesa, hoje, vai contemplar “A experiência festiva das quadrilhas juninas: sociabilidades, interação, produção de coletividades e identidades em fluxo”. Ela será mediada pelo antropólogo, pesquisador e gestor cultural Eduardo Sarmento, da UFPE, junto aos professores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (UFPE) Luciana Chianca e Hugo Menezes. O doutorando em Sociologia da Universidade Federal do Ceará Thiago de Castro também participa do debate.

Nesta sexta-feira (26), a primeira roda, das 10h às 12h30, dá voz aos quadrilheiros e artistas sobre “Gênero e sexualidade na experiência quadrilheira LGBTQI+”. Mediada pelo educador do Cais do Sertão Perácio Gondim, com Fábio Andrade (Quadrilha Junina Lumiar), Mel de Carvalho (Quadrilha Junina Zabumba), Stephany Araújo (Quadrilha Junina Dona Matuta) e Marcone Costa (diretor da Quadrilha Junina Tradição).
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário