VERÔNICA SANFONEIRA FAZ HOMENAGEM NESTE DOMINGO AO POETA ZÉ MARCOLINO QUE COMPLETARIA 90 ANOS

De tempos em tempos nossa história
Nos resguarda alguns gênios ao destino
Que até mesmo o mais cético se debruça
Observando o capricho do divino
Como a música cantada com emoção
Se debruça também hoje o sertão
Pra saudar o seu gênio Marcolino. (Alberto Batista) 

A sanfoneira, compositora cantora e professora e pós graduada em música, pedagogia do instrumento pela Universidade Federal de Pernambuco, Verônica Sedrez, mais conhecida como Verônica Sanfoneira, apresenta neste domingo, 28 de junho, uma live para homenagear os 90 anos de nascimento do poeta Zé Marcolino.

A Live de Verônica Sanfoneira, neste domingo 28 de junho será apresentada no instagram @vsmusica, às 17hs. Na ocasião, a artista cantar e vai mostrar seu repertório e compartilhará também histórias da vida de Zé Marcolino.

Verônica é música por formação e integra a primeira banda de forró pé-de-serra composta só por mulheres da cidade de Caruaru, Pernambuco, o grupo “As Fulô”. Ela também já integrou o Sexteto Pernambucano de Acordeom do Mestre Camarão, que foi seu mentor. Seu primeiro CD solo foi lançado em 2014 e contou com a participação de artistas como Dominguinhos, Maciel Melo e Nádia Maia.

José Marcolino Alves, é um dos mais talentosos nomes da música brasileira. Em Sumé, na Paraíba, veio à luz no dia 28 de junho de 1930. Venceu os obstáculos da vida simples e quando teve oportunidade deixou o Rei do Baião...digamos "bestim com tamanha genialidade".

O talento é mostrado no repertório do LP Ô Véio Macho, de 1962, tem Luiz Gonzaga interpretando as composições que José Marcolino lhe mostrou em Sumé: Sertão de aço, Serrote agudo, Pássaro carão, Matuto aperriado, A Dança do Nicodemos e No Piancó. Estes seriam os  forrós de Zé Marcolino gravados  pelo Rei do Baião. Ele interpretaria várias outras, entre as quais as antológicas Numa Sala de reboco e Quero chá.

Zé Marcolino participou da turnê de divulgação do LP Veio Macho, viajando de Sul a Norte do País com Luiz Gonzaga, no entanto, a saudade da família e suas raízes sertanejas foram mais fortes. Depois de um show no Crato, Ceará,  ele tomou um ônibus até Campina Grande e de lá foi para Sumé, de onde fretou um táxi para a Prata, onde morava.

Com o sucesso de suas canções cantadas por vários artistas (Quinteto Violado, Assisão, Genival Lacerda, Ivan Ferraz, Dominguinhos, Fagner, Jorge de Altinho, Elba Ramalho, Mastruz com Leite e tantos outros nomes da música brasileira), é atualmente Zé Marcolino um dos mais talentosos compositores da música brasileira de todos os tempos.

Em 1983, produzido pelos integrantes do Quinteto Violado, Zé Marcolino lançou seu primeiro e único, hoje fora de catálogo, LP Sala de Reboco (pela Chantecler). Um disco que está merecendo uma reedição em CD, assim como também seu livro (Zé Marcolino, Vida Versos e Viola), necessita uma reedição.

No citado disco Véio Macho, com seis músicas de Marcolino, ele toca gongue. No LP A Triste Partida, Luiz Gonzaga gravou Cacimba Nova, Maribondo, Numa Sala de Reboco e Cantiga de Vem-vem.

Zé Marcolino morou em Juazeiro da Bahia e ficou até 1976, quando foi para Serra Talhada, Pernambuco. Inteligente, bem-humorado, observador,  Zé Marcolino tinha os versos nas veias como a caatinga do Sertão.

Zé Marcolino casou com Maria do Carmo Alves no dia 30 de janeiro de 1951 com quem teve os filhos Maria de Fátima, José Anastácio, Maria Lúcia, José Ubirajara, José Walter, José Paulo e José Itagiba.

É José Marcolino, um dos nomes mais valiosos da música brasileira. Tenho dito.  

A lira de Zé Marcolino se calou, precocemente, aos 57 anos de idade, em 20 de setembro de 1987, quando a trajetória do poeta foi cortada por um acidente de carro. Para muitos dos seus admiradores, foi uma forma irônica de morrer para aquele que em sua obra escreveu um poema para estrada. Como diz na poesia: “A estrada matou quem escreveu/ o mais belo poema da estrada” e são estas letras em homenagem a José Marcolino que estão lá encravadas no pé da sua cruz. 
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário