PRODUTOR CULTURAL E APRESENTADOR DA RÁDIO USP PARTICIPA NO DOMINGO (5) DO PROGRAMA NAS ASAS DA ASA BRANCA VIVA LUIZ GONZAGA

Paulinho Rosa apresenta e produz o programa VIRA E MEXE na RÁDIO USP (Universitária de São Paulo) desde 2010. Detalhe: neste mês de julho de 2020, mês de que se celebra a passagem de Dominguinhos para um outro plano (Domiguinhos faleceu no dia 23 de julho de 2013), o coração de Paulinho  bate no ritmo forte da saudade. Durante anos ele dividiu a apresentação do programa com DOMINGUINHOS. 

Paulinho participa neste domingo (5) do Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga e seus amigos, transmitido pela Rádio Cidade , ás 9hs. Acesse www.radiocidadeam870.com.br

Todos os sábados às 11hs a Rádio USP 93.7 FM (Universidade de São Paulo), transmite o Programa Vire e Mexe. O programa é apresentado e produzido pelo produtor cultural Paulinho Rosa. A Rádio USP é a única que atinge as classes alta e média alta e coloca forró em sua grade de programação. O Programa Vira e Mexe é reprisado na madrugada da segundas-feira, logo após meia noite.

O programa Vira e Mexe apresenta a história do forró e traz um acervo de xotes, baiões, arrasta-pés e xaxados com seus principais personagens, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. Há espaço para novos talentos e convidados especiais num bate-papo descontraído sobre histórias deste gênero musical.

O programa Vira e Mexe tem apresentação de Paulinho Rosa que também possui uma visão empreendedora e em 2000 montou o CANTO DA EMA, Casa de Forró, também em São Paulo. O Canto da Ema é destaque em shows, uma das referencias do espaço que valoriza o Forró na capital paulista. O Canto da Ema devido o decreto de calamidade pública devido o Coronavírus segue a orientação de não funcionar neste período mas em breve estará de volta com a programação que vai muito além do forró.

Paulinho apresenta e produz o programa VIRA E MEXE na RÁDIO USP desde 2010. Detalhe: neste mês de julho de 2020, mês de que se celebra a passagem de Dominguinhos para um outro plano (Domiguinhos faleceu no dia 23 de julho de 2013), o coração de Paulinho  bate no ritmo forte da saudade. Durante anos ele dividiu a apresentação do programa com DOMINGUINHOS. Foi o roteirista do filme “Dominguinhos Canta e Conta Gonzaga”.

"Foi mais de 10 anos que começamos o VIRA E MEXE. Em nome do FORRÓ, da minha vontade firme e explícita e com a generosidade do nosso grande sanfoneiro Dominguinhos, encaramos o desafio e seguimos em frente, na tentativa de fazer um programa de FORRÓ com entrevistas, temas  variados e muito bate–papo. Para minha sorte, ele topou a empreitada e, com a anuência, apoio e orientação de Beto Alves, um expert em radio, começamos um programa de rádio de FORRÓ, o VIRA E MEXE".

Paulinho Rosa revela que a Radio USP entendeu a proposta e sensivelmente colocou o programa é um bom horário, até porque, um programa de FORRÓ com Dominguinhos, é como um  programa de rock com Mick Jagger ou um de Blues com B. B. King.

"Isso tudo faz muito tempo. De lá pra cá, Dominguinhos nos abandonou bem antes do combinado, deixando uma lacuna impossível de completar. Tentamos: criamos o Cantinho do Dominguinhos, espaço em que, em todo programa, tocamos uma música que ele, nosso grande mestre, tocou, cantou ou compôs, tudo isso para amenizar um pouco a sua falta e sabedoria". 

Paulinho ainda revela que o legado ficou. "Entre os programas que ele fez conosco e aqueles em que ele esteve ausente somam-se muitos, algumas centenas, e  nesses tivemos inúmeras entrevistas com grandes personagens do ritmo, temas deliciosos e muita, muita música, tudo isso para entreter, trazer conhecimento sobre a cultura nordestina/brasileira, sobre FORRÓ e um pouco de alegria nas manhãs de  sábado e início das segundas-feiras".

Saudade foi o tema do programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 27 passado. Músicas que falam de saudade de vários tipos – da roça, de uma pessoa, de festas, de passeios ou de lugares – foram apresentadas no programa. “Todo mundo está com alguma saudade, da família, dos amigos… Tem gente que está com saudade até do trânsito”, brincou o apresentador Paulinho Rosa.

O programa começou com a música Saudade Imprudente, de José Marcolino, interpretada por Dominguinhos, no Cantinho do Dominguinhos – uma seção fixa do programa que homenageia uns dos maiores sanfoneiros do Brasil. Em seguida, foram ouvidas as composições Que Nem Jiló, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, na voz de Luiz Gonzaga, e Um Baião Chamado Saudade, de Petrúcio Amorim e Rogério Rangel, interpretada por Elba Ramalho, entre várias outras.

Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, no site do Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

A Rádio USP de São Paulo foi criada em 11 de outubro de 1977, preenchendo o espaço vazio de emissoras educativas em FM na Grande São Paulo e, ao mesmo tempo, proporcionando um canal de comunicação entre a Universidade de São Paulo e a sociedade.

Ao longo de mais de 40 anos, a emissora recebeu diversos prêmios por sua linha de trabalho diferenciada. Em 2000, a Rádio USP recebeu o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor programação musical. Destacam-se da mesma maneira as premiações pela melhor programação de cultura geral, melhor programa de variedades, conferidos também pela APCA, o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e o Terceiro Concurso Internacional de Programas de Rádio promovido pela Rádio Cubana (vencido pelo Clip Atualidades).

A Rádio USP mantém uma programação jornalística voltada à divulgação das atividades da Universidade e um espaço aberto para debates sobre temas de interesse da sociedade e para prestação de serviços.

A programação musical vem se caracterizando como uma opção à segmentação das atuais emissoras de FM, oferecendo ao público o melhor de todos os ritmos no panorama musical brasileiro, da MPB ao rock, do jazz ao samba e é uma das poucas emissoras que inclui música instrumental em sua programação principal. A Rádio USP difunde ainda gêneros musicais que não encontram espaços nas emissoras comerciais como, por exemplo, a música erudita e músicas tradicionais de várias regiões do país.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário