FESTIVAL SÃO JOÃO NA REDE AFIRMA VALOR CULTURAL DO FORRÓ

A Paraíba apresentará 44 atrações no Festival São João na Rede, o maior evento online voltado para os festejos juninos, com mais de 200 artistas no elenco.

O evento foi aberto na sexta-feira (12), Dia dos Namorados, com o ‘Arraiá da Resistência, envolvendo artistas de todos os Estados. No sábado (13), a programação envolveu dança e debates, com a participação de coordenadores do Fórum Forró de Raiz avaliando a situação do forró no momento da pandemia.

Ontem  quinta-feira (18), teve a participação paraibana no evento começa às 18h, com falas do governador do Estado, João Azevedo, do secretário Damião Ramos Cavalcanti (Cultura), da produtora Joana Alves (coordenadora do Fórum Nacional de Forró de Raiz), do professor Climério de Oliveira (da UFPE, coordenador geral do Festival) e do jornalista Fernando Moura, que preside a Fundação Casa de José Américo.

O governador e o secretário falarão sobre as medidas que a Paraíba tem tomado em relação ao setor cultural neste período de pandemia, e sobre apoios levados às iniciativas como a do Festival São João na Rede.

Climério de Oliveira falará sobre detalhes do evento, reforçando o seu caráter social, uma vez que arrecada donativos em plataforma eletrônica para repassá-los aos artistas e demais trabalhadores da cadeia produtiva do forró que estão em situação de vulnerabilidade.

Joana Alves fará um rápido panorama da situação dos forrozeiros paraibanos e da luta da categoria por mais espaços para mostrar sua arte e reafirmar a cultura regional.

O jornalista Fernando Moura detalhará o conteúdo e as ações no Ano Cultural Sivuca, organizado e tocado pelo Governo do Estado para homenagear o grande mestre instrumentista e compositor paraibano.

Após a parte solene, será exibido o documentário ‘O poeta do Som’, sobre Sivuca. Daí em diante segue a programação artística.

Além dos shows, a participação paraibana no festival terá dança, forró com grupos infantis e sanfoneiros mirins, contação de história, oficinas de instrumentos musicais, de gastronomia nordestina, de indumentárias do Cavalo Marinho, cordel, documentário, clipes e apresentação de quadrilha junina.

Antes da participação das autoridades, haverá uma abertura musical, com a apresentação do clipe ‘Bandeira do Forró’ (de Mestre Chiquito e Beto Brito), música que se tornou hino em homenagem a forrozeiros, e trilha sonora da campanha para titulação do forró como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Na sexta-feira (19), a programação começa às 9h, com música feita por artistas mirins da Banda Caacttus e as sanfoneiras Julie Caldas e Iyvia Xavier. Breno Souza vai cantar Jackson do Pandeiro. Durante todo o dia, várias atividades serão apresentadas no streaming.

Os shows começam com apresentação do grupo folclórico Eita (18h35) e se encerram com apresentação da banda Forró Caçuá (23h).

Quem faz: Na Paraíba, o Festival São João na Rede conta com parceria do Governo do Estado da Paraíba.

O evento foi formatado pelo Fórum Nacional Forró de Raiz (e suas representações estaduais), a Associação Cultural Balaio Nordeste (de João Pessoa-PB) e a Associação Respeita Januário (Recife-PE). Esta última é responsável pela pesquisa de campo que baseará o processo de transformação do forró em patrimônio cultural imaterial do Brasil, via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário