PESQUISADOR REVELA QUE JÁ TEM PROJETO PARA OS 110 ANOS DE NASCIMENTO DE LUIZ GONZAGA

Paulo Vanderley, pesquisador, criador e mantenedor do mais completo site de Luiz Gonzaga no Brasil www.luizluagonzaga.com.br

O despertar de Paulo Vanderley pela valorização dos costumes da cultura brasileira e especial o Nordeste e sua música começou na infância. Em 1989, na cidade de Exu, Pernambuco, o paraibano de Piancó, de apenas 9 anos, filmou o cortejo de sepultamento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Na época a família de Paulo Vanderley morava em Exu. Paulo tem o privilégio de ter fotos ainda criança ao lado de Luiz Gonzaga.

Adolescente Paulo Vanderley passou a colecionar tudo relacionado à cultura gonzagueana e o melhor da música ao ritmo da sanfona, zabumba e triângulo. Paulo reúne coleção, a exemplo de Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos. O cantor e compositor Gonzaguinha é um capítulo valioso na vida de Paulo.

“Sou da Paraíba, fui criado no sertão. Meu pai era funcionário do Banco do Brasil e, pelas andanças pelo banco, fomos parar em Exu, no Pernambuco, terra do seu Luiz Gonzaga. Ele era cliente do banco e foi assim que ele e meu pai se conheceram e ficaram amigos”, contou Paulo.

Durante a Live Gonzaguear, promovida pelo pesquisador e escritor Rafael Lima, autor do livro, “O Rei do Baião e a Princesa do cariri”, onde relata sobre os momentos mais marcantes vividos por Luiz Gonzaga na cidade do Crato, Ceará, Paulo Vanderley contou que o apartamento onde mora em Fortaleza com a esposa Susana e os filhos Ana Paula e Paulinho é um acervo de objetos confeccionados em couro, madeira, barro, xilogravura e pinturas. Sem falar das coleções de chapéus, livros, cordéis, poemas e centenas de discos.

Durante a live Paulo revelou que ainda este ano o site, um dos mais completos sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, www.luizluagonzaga.com.br "vai voltar".

"Já estamos envolvidos no projeto 110 anos anos do nascimento de Luiz Gonzaga, em 2022. Muitas novidades virão", disse Paulo. 

Paulo ainda se emociona ao lembrar que foi amigo do “seu Dominguinhos” a ponto de viajar em turnês junto com a família. Recordou que no final de 2012, Dominguinhos, dona Joana e Eurides (pais do cantor Waldonys)  passaram uma tarde juntos em Exu, pouco antes da apresentação que ele faria em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. "E este show foi um dos mais emocionantes e a última vez que todos nós escutamos a voz de Dominguinhos no palco. Depois ele adoeceu e partiu".

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário