ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS ACONTECE ENTRE OS DIAS 03 E 4 DE JULHO DE FORMA VIRTUAL

A 43ª Romaria da Terra e das Águas de forma virtual acontecerá nos 03 e 04 de julho de 2020. Com o Tema Terra e água: dons da vida no campo e na cidade e o Lema: “Em sua mão está a vida de toda criatura e o fôlego de toda humanidade” (Jó.12,10).

Queridas/os Romeiras e Romeiros da Terra e das Águas, das pastorais e movimentos, da reza e da luta, dos campos e das cidades! Que as Bênçãos do Bom Jesus, peregrino e companheiro, encontre todas/os com a alma cheia de esperança e os corpos repletos de ternura e resistência.

Quando se perguntou se não era o caso de suspender esta romaria logo se ouviu um grito unânime: não!  Mudamos o jeito, mas ao redor do Bom Jesus da Lapa, o grito dos pobres deverá estar presente. Sim! Faremos juntos uma “romaria virtual”.

O que significa dizer “virtual”? É uma palavra antiga do latim popular, utilizado pelos pobres após o desmoronamento do poderoso Império Romano. Vem da palavra latina Virtus, isto é: virtude. Hoje “virtual”, além de ser uma palavra utilizada em vários campos, conserva também, em si mesma, o sentido de uma potencialidade e possibilidade de reagir a um obstáculo. E para nós, significa conquistar um ânimo novo para superar dificuldades, com o nosso protagonismo e à luz que nos vem do Evangelho do Bom Jesus.

Romaria Virtual é então a Romaria de nossa força e coragem em recomeçar e continuar a caminhada! 

Mesmo que não possamos, neste ano, acolher os milhares de romeiros e romeiras tradicionais, vamos expressar nossa certeza, fundamentada na Palavra de Deus que nos é lançada, este ano, pelo sofrido personagem de Jó e pela atitude profética que ele nos desdobra com suas exigências de sinceridade que lhe dá coragem até de debater com o próprio Deus.

Esta 43ª Romaria da Terra e das Águas acontece num momento decisivo para a história da humanidade e da nossa relação com a Casa Comum, o Planeta Terra. Certamente deixará um marco profundo em nós na busca de autenticidade e de renovação. É para nos encorajar que Jó nos aponta para o Deus da Vida: Não tenham medo! “EM SUA MÃO ESTÁ A VIDA DE TODA CRIATURA E O FÔLEGO DE TODA HUMANIDADE” (Jó.12,10).

Sentimo-nos, portanto mais tranquilos com a obrigação de  preservar nossa saúde mantendo o isolamento social mas, em nossos corações, cresce um compromisso coletivo e responsável para com uma missão que nossa Romaria coloca em nossas mãos: Defendam e protejam a “Terra e água que  são dons da vida no campo e na cidade”.
PROGRAMAÇÃO

43ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS - VIRTUAL

Dia 03/07 (Sexta feira)

17:00h – MISSA DE ABERTURA da 43ª Romaria da Terra e das Águas

(Transmissão WebTV Bom Jesus, Youtube, Facebook, Instagram, etc.)

19:00h – NOVENA AO BOM JESUS – Os Clamores dos Povos da Terra e das Águas (Transmissão WebTV Bom Jesus, Youtube, Facebook, Instagram, etc)

Dia 04/07/2020 (Sábado)

6:45h - MISSA DA RESSURREIÇÃO

 (retransmitida pela TV Aparecida e os nossos canais)

14:30h às 16:30h – GRANDE PLENÁRIO da 43ª Romaria da Terra e das Águas

Depoimentos, reflexões, e palestra sobre o tema central da 43ª Romaria – transmitido pelo Streamyard Lives - (Facebook, Youtube, Instagram);

17:00h – MISSA DOS COMPROMISSOS da 43ª Romaria da Terra e das Águas.

19:00h às 21:00h – NOITE CULTURAL – Com a participação especial de  Zé Vicente e Gogó (Roberto Malvezzi) – transmitido pelo Streamyard Lives - (Facebook, Youtube, Instagram).
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário