“UMA CONQUISTA CASSADA” E “ANDANÇAS” CHEGAM A JUAZEIRO

Com causos, contos, histórias e poemas, muitos dos quais musicados por artistas locais e até do Ceará (Fortaleza), numa mistura de ficção com realidade, o mais novo livro “Andanças” (dois em um), do jornalista e escritor Jeremias Macário, estará em Juazeiro, a partir desta quinta-feira, dia 12. 

Em sua bagagem de viagem, o jornalista Macário aproveitará a ocasião para apresentar também a obra de sua autoria “Uma Conquista Cassada – cerco e fuzil na cidade do frio”, um trabalho de longa pesquisa que faz um amplo relato sobre a ditadura civil-militar de 1964, em Conquista, na Bahia e no Brasil. Pela sua importância histórica a nível nacional, o livro está sendo recomendado por professores do ensino médio e universitário. 

“Andanças” é também uma obra que está sendo bem aceita pela sua linguagem acessível a todos, e também pelo seu realismo fantástico que fala de ódio, de amor, emoção, paixão, sentimentos e comentários de fatos que aconteceram em Conquista e em nosso país, como da ditadura de1964, mas com outra abordagem bem mais leve, pitoresca e curiosa. 

Dentro do livro, o leitor vai ainda se deleitar com poemas da lavra do autor que trata de diversos temas, como o tempo, a vida cotidiana, a questão existencial, erotismo e, principalmente, sobre o sertão, suas agruras e a lida do homem do campo com seu misticismo, religiões, costumes e hábitos. Aliás, “Andanças”, como um todo, tem seus laços ligados no agreste nordestino, com causos e histórias de coronéis. 

“Uma Conquista Cassada” remete aos tempos do socialismo na Rússia, na China e em Cuba até chegar aos levantes e rebeliões no Brasil imperial e republicano, inclusive a época Vargas, culminando com a ditadura civil-militar de 1964. Sem viés político, a obra narra em detalhes os episódios históricos do regime militar em Conquista, no maio de 64, quando o prefeito José Pedral foi cassado e 100 pessoas foram presas. A obra segue descrevendo os fatos na Bahia, no Brasil e países da América do Sul. 

O jornalista Jeremias Macário também é autor de “Terra Rasgada”, “A Imprensa e o Coronelismo no Sertão do Sudoeste” e de outras publicações em conjunto com outros escritores. Enveredando pela área da composição, Macário tem vários poemas musicados por artistas locais e de outros estados. Seus livros mais recentes, que serão lançados em Juazeiro, receberam moções de aplausos da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista. 

Fonte: Iana Lima (Jornalista)
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário