FESTIVAL CINEMA NO INTERIOR EDIÇÃO ESPECIAL VELHO CHICO MOSTRA PATRIMÔNIO CULTURAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

O Sertão pernambucano vive mais uma jornada de cultura com a realização do “Festival de Cinema no Interior – Edição Especial Velho Chico”. O evento acontece Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Petrolândia e Cabrobó. Petrolina foi escolhida para a abertura do festival, onde ocorrereu a cerimônia de pré-lançamento dos filmes: “Jamakaru”, “Rio Mar”, “A Menina da Ilha”, “O Menino que Tinha Medo do Rio” e “Cantigas, o Sertão e suas Danças”. As películas são exibidas por meio da Rede Orient Cinemas, no shopping da cidade, e está em cartaz para o público da região a partir desta quinta dia 26/12.

O idealizador e diretor geral do Cinema no Interior, Marcos Carvalho, explica que todas as ficções foram roteirizadas, produzidas e protagonizadas pelos moradores dos municípios de Cabrobó, Santa Maria da Boa vista, Orocó e Petrolândia.

“Com o auxílio das oficinas formativas oferecidas pelo projeto Cinema no Interior, os ribeirinhos participaram de todo o processo de realização dos filmes, desde a elaboração do roteiro, composição do elenco e produção das obras“, comenta Marcos Carvalho. Ele explica ainda que a proposta do Festival é despertar o interesse das comunidades interioranas em trabalhos de pesquisa audiovisual valorizando a própria região.

“A difusão do patrimônio cultural das cidades ribeirinhas sanfranciscanas e o incentivo na realização de novos projetos audiovisuais para a região compõem parte dos objetivos do Festival, que nesta edição de 2019 aborda diversos aspectos relacionados ao Velho Chico e ao meio ambiente“, conclui Carvalho.

O projeto foi selecionado no edital do Funcultura Audiovisual 2017/2018 e no edital Festivais SAV/Minc/2018, conquistando incentivos do Governo do Estado de Pernambuco, Funcultura e do Governo Federal, FSA/BRDE/Ancine. conta ainda com a parceria do Festival Internacional de Cinema de Contis (França) e das Prefeituras de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó e Petrolândia.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário