VOLUNTÁRIOS LEVAM ÁGUA A MUNICÍPIOS DE EMERGÊNCIA EM PERNAMBUCO

Mais da metade dos municípios de Pernambuco está em situação de emergência por causa da seca. Em algumas regiões, é a mobilização de voluntários que tem garantido o abastecimento de água.

O pedido de Ingrid Elizandra Ananias ao Papai Noel, em 2019, surpreendeu.

“Pedi água porque aqui a gente não tem água. Água para tomar banho, encher as garrafas, lavar os pratos”, contou.

A família mora em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, uma das regiões que mais sofrem com a seca que castiga o Nordeste. São mais de 1,6 milhão de pessoas afetadas em todo o estado.

Maxuel Gomes Magalhães, de sete anos, também pediu água de presente de Natal.

“Água para aguar as plantas de minha mãe, para tomar banho, encher as garrafas. Não tem”, disse.

Papai Noel atendeu ao pedido das crianças, mas contou com a ajuda dos voluntários de uma ONG. Eles conseguiram arrecadar dinheiro para contratar cem caminhões-pipa, que seguiram para comunidades rurais de quatro municípios da região.

“A gente fez um trabalho com amigos, familiares, várias pessoas, colocou em redes digitais, e aí a gente começou a ter apoio de várias pessoas do Brasil, de vários estados, inclusive do exterior”, explicou Sebastião Amorim da ONG Água para Irmãos com Sede.

Cada caminhão tem capacidade para transportar até oito mil litros de água potável. Não parece muito diante das necessidades que existem na região, mas já vai ser o suficiente para deixar o Natal dessas famílias um pouco mais feliz.

“Vai ser muito importante porque nós já passamos um bocado de sufoco, sabe, pedindo dinheiro emprestado para botar pipa. O Natal vai ser muito bom”, contou.

O pedido de Ingrid e Maxuel virou realidade.

“Graças a Deus que tem água na minha casa. Estou muito feliz”, disse. (Fonte: Jornal Nacional)

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário