FESTIVAL VIVA GONZAGÃO REFORÇA O DESTINO TURÍSTICO CULTURAL DE EXU, PERNAMBUCO

O município de Exu, terra do Rei do Baião, recebeu entre os dias 11 e 13 dezembro o Festival Viva Gonzagão, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe, em parceria com a prefeitura local.

Durante os três dias do evento, os polos culturais Danado de Bom e Gonzagão do Povo foram palco para uma programação artística que
valorizou a obra de Luiz Gonzaga e a tradição da poesia sertaneja. Além dos pólos promovidos pela Secult-PE/Fundarpe, o Governo do Estado também levou a Tenda Literária da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Exu recebeu um grande número de turistas dos municípios da região, além de visitantes de estados vizinhos, com destaque para diversas caravanas cearenses e norte-riograndenses. Esse público lotou os leitos de hotéis e pousadas da cidade, chegando ainda a ocupar diversas casas que tradicionalmente hospedam familiares e visitantes de outras cidades.

Na primeira noite (quarta-feira, 11), o Festival Viva Gonzagão teve sua abertura com um Sarau Poético que contou com mais de uma dezena de poetas e poetisas de várias idades, num rico e importante espaço de trocas de experiências entre nomes consagrados da cidade e novos talentos. No palco da Praça Luiz Gonzaga também se apresentaram os músicos do grupo local Seguidores do Rei.

O Parque Aza Branca é outro destino. O Museu do Gonzagão e a Casa do Rei são dos dos destinos mais visitados.

O secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre Neto, acompanhou a programação do Polo Gonzagão do Povo e ressaltou a importância do investimento no evento. “Luiz Gonzaga é um ícone pernambucano que levou o nome do Estado para todo o mundo. Precisamos valorizar ainda mais a sua história e seu legado”, comentou ele.

Já o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, que também esteve em Exu prestigiando o festival, destacou que qualquer iniciativa que reúna artistas para celebrar a obra e a figura de Luiz Gonzaga deve ser apoiada. “Sabemos que onde há uma sanfona tocando, tem alguém ali que conhece uma ou mais canções do Rei do Baião. E quanto mais sanfoneiros reunirmos, mais estaremos cultuando a memória de Gonzaga”, declarou.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário