ARTE CIRCENSE GANHA AS RUAS DE JUAZEIRO E PETROLINA

Artistas argentinos de rua ganham os semáforos com muita criatividade. Estrangeiros há tempos desenvolvem trabalhos circenses pelas ruas do mundo. Na cidade podemos encontrar esses artistas nos semáforos de ruas com maior circulação de veículos, como nas avenidas.

Artes que geralmente são vistas nos espetáculos de circos também podem ser encontradas nos semáforos; artistas buscam reinventar o circo e tornar a cultura circense mais acessível nas cidades. Artistas de rua se apresentam nos semáforos de Juazeiro e Petrolina promovendo espetáculos em troca de algumas moedas (dinheiro). Eles aproveitam o aumento do movimento nas ruas e avenidas devido os festejos de Natal e Final de ano e trabalham divulgando sua arte.

A reportagem do Blog Ney Vital conversou com dois destes artistas circenses. Guido Sandobal, 23 anos e Gino Fonseca, 22 anos são argentinos. Eles já percorreram 8 Estados brasileiros além de outras localidades da América Latina. Detalhe:"mas em nenhum deles enfrentamos uma temperatura tão elevada, quase 40 graus e com umidade relativa do ar tão baixa", revelam. Os setores de meteorologia assinalaram a umidade relativa do ar em 11% semana passada.

Guido e Gino mostram a arte de rua entre os carros e é sob o sol forte que os "espetáculos" ocorrem. As apresentações duram menos de 1 minuto. O tempo tem que ser o suficiente para mostrar o trabalho e pedir uma contribuição aos motoristas.

"A arte não deve ter um lugar para ser mostrada e é na rua que o artista se diverte, diverte as outras pessoas e leva a vida que escolheu", diz Guido.

Guido e Gino explicam que a principal diferença entre as apresentações nas ruas é a reação do público "Nos palcos, a galera vai lá para te assistir, já sai de casa com essa intenção. Já nas ruas, de repente o sinal fecha e surge um artista a sua frente, são diversas reações, tem gente que adora, menospreza, valoriza e também xingam... São todas as reações possíveis", afirmam os artistas

Questionados sobre trabalho e o fato de não terem uma segurança trabalhistas, eles destacam a importância da arte, seja nas ruas ou nos palcos. "O mundo da arte circense é um mundo mágico e não podemos jamais deixar essa arte milenar acabar. Tanto um artista de rua quanto um artista de lona passam por grandes dificuldades e resistem para poder levar a arte para todos."
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário