FÃS CLUBES PRESTAM HOMENAGENS AO REI DO BAIÃO E VALORIZAM PATRIMÔNIO CULTURAL DE EXU, PERNAMBUCO

A cada ano já é tradição na terra do Rei do Baião, Exu Pernambuco,  o encontro dos fãs e clubes que prestam homenagens a Luiz Gonzaga. Centenas de pessoas se deslocam de diversos lugares do Brasil para prestigiar a data de nascimento daquele que é uma das maiores referências da música brasileira.

Entre os Clubes de Fãs  presentes nas festividades estão o Eterno Cantador (Paus Ferros-RN), Fã Clube 100% de Santa Cruz do Capibaribe (PE), Irmãos Gonzagueanos (Caruaru PE), Amigos Gonzaguianos (Senhor do Bonfim), Tropa Gonzagueana (Petrolina/Juazeiro), Aracaju, Salvador, Fortaleza. 

Todos os Grupos e Fãs Clubes têm "a benção" do Padre José Fábio que todos os anos participa da

Missa em Ação de Graças na sombra do pé de juazeiro, no Parque Asa Branca. Padre Fabio atua em Sobral, Ceará. Padre Fábio é o fundador do site Na Cabana de Gonzagão.

Admiradoras da biografia de Luiz Gonzaga, as bacharéis em Turismo, pela Universidade Federal do Piauí,  Jacimara Almeida e  Fran Santos; elas viajaram quase 900 km para chegar a Exu, Chapada do Araripe. A origem da viagem Caxingó, Piauí.

"A sanfona é o principal instrumento das festas espalhadas pelo mundo. Fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro, ou, quem sabe, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira.
O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos".

O Fã Clube Irmãos Gonzaguianos de Caruaru foi fundado com o objetivo de valorizar a vida e obra de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Todos os anos está presente em Exu e Garanhuns além do Encontro dos Gonzagueanos que é realizado em Caruaru, Pernambuco. O Fã Clube Irmãos Gonzaguianos tem na diretoria Vanderson Gomes, Nadir Ribeiro, Luiz Carlos e Edilson Guedes.

Edilson Guedes é funcionário público e trabalha em Gravatá Pernambuco. Ele apresenta também o Programa de Rádio Relembrando O Gonzagão e ainda mantém o site com 24 horas no ar tocando músicas de Luiz Gonzaga e todos aqueles que fazem o forró trilhado na sanfona, triangulo e zabumba.

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco é também conhecida como A Capital do Jeans. Um dos mais ativos grupos, o Fã Clube 100% Gonzagão foi criado desde 2004, os amantes de seu Lula vem manifestado seus gostos e admiração pelo mestre Lua, dando início a um compromisso que se tornou tradição. Todo mês de dezembro, mês do aniversário do Gonzagão, o grupo segue em caravana com destino à Exu-PE, onde acontece uma grandiosa festa em homenagem ao Rei do Baião. 



O Fã Clube 100% Gonzagão distribui camisetas, adesivos e outros brindes, gratuitamente, além de festejar. O trabalho não tem fins lucrativos, toda e qualquer despesa é bancada pelos componentes do grupo 100% Gonzagão. Fortalecendo e dando continuidade a cultura Gonzagueana, todos os anos são realizados em Santa Cruz, festejos para alegria da população, em comemoração as festividades Juninas, ao Forró, Baião e arrasta pé.

O Fã Clube “Eterno Cantador”, de Pau dos Ferros-RN, foi fundado em 13 de agosto de 2011, constituído por fãs e admiradores da vida e da obra do cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião –Gonzagão, tendo por finalidade divulgar, preservar, propagar e enaltecer a obra deste vulto imortal da música popular brasileira e especificamente da nossa região nordeste. 


O precursor deste grupo, hoje com mais de 100 sócios, entre eles os Engenheiros agrônomos Epifanio Silvino do Monte, Euzébio Fernandes Neto e Hélio Diógenes Amorim.

"Todos os anos estamos em Exu Pernambuco e também em Garanhuns no Festival Viva Dominguinhos. O fã clube promove mensalmente suas reuniões sediadas por seus sócios, onde são discutidas e tomadas as decisões inerentes às atividades culturais e recreativas, com também promoverem a confraternização de seus membros e convidados, tendo sempre como fundo musical o repertório do Rei do Baião, executado por sanfoneiros exaltando o nosso forró de verdade", finaliza Helio Diogenes. (Texto jornalista Ney Vital. Fotos: Instagran Facebook)

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário