PROJETO MANDALA AGROECOLÓGICA PROPÕE ALTERNATIVA DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL AOS AGRICULTORES FAMILIARES

Canteiros circulares em uma pequena área e em seu centro um galinheiro. O cultivo de diferentes espécies em equilíbrio, em um sistema que tem a capacidade de se autossustentar. Este é o projeto Mandala Agroecológica ou Projeto Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS), desenvolvido no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, que já vem gerando resultados.

De acordo com o orientador do projeto, professor Amâncio Holanda, a ideia do PAIS é mostrar para pequenos produtores que é possível produzir a partir da mandala agroecológica, gerando alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, que possam alimentar a família e também ser uma alternativa de fonte de renda, através do comércio de excedentes. 

“Acima de tudo é um projeto que visa a educação ambiental, porque há uma preocupação muito grande desse sistema com o meio ambiente. No sistema convencional, com o passar do tempo, a terra vai ficando cada vez mais cansada, pobre. Aqui é o contrário, a terra terá mais nutrientes, vai reter mais umidade e diminuir a evaporação”, explicou.

Ao longo de seis canteiros, dispostos de forma concêntrica, são cultivadas desde hortaliças, frutíferas, plantas medicinais até ornamentais. Implantado em março, o sistema já reúne pés de quiabo, cebolinha, mandioca, batata doce, abóbora, melancia, tomate, couve, alface, coentro, mamona, banana, coco, dentre outros. No centro do círculo, um galpão comporta galinhas poedeiras, que consomem alimentos do próprio sistema e têm liberdade para andar por piquetes instalados ao longo dos canteiros. “Tudo aqui é feito dentro do próprio sistema, eu não compro adubo, eu não uso agrotóxico, a gente não fala de pragas, doenças, ervas daninhas, tudo são seres vivos importantes para o meio que em algum momento se equilibra”, disse Amâncio.

O projeto conta com o trabalho do bolsista Lucas Marinho e de voluntários, como o estudante de Agronomia e um dos idealizadores da mandala, Ermeson Santos. “Este é um projeto promissor porque pode ser adaptado para várias realidades, principalmente para o pequeno produtor. Não é nada muito difícil, porque não são necessários muitos recursos. Nós buscamos sempre aproveitar de alguma forma o que a natureza nos dá”, afirmou Lucas.

Para Ermeson, o trabalho realizado já está dando resultados. “Além de trabalhar a questão da agroecologia, é uma mostra para o produtor que com pouco ele pode produzir muito, com boa qualidade e de forma sustentável”. 

O PAIS é aberto à visitação, que deve ser agendada através da Coordenação de Extensão do campus Petrolina Zona Rural. Para 2020, o professor Amâncio Holanda está planejando dias de campo com pequenos produtores. No momento, a área é um ambiente permanente para a realização de aulas práticas.

 Ines Guimaraes / Ascom IFSertão
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário