DOUTORA HONORIS CAUSA PELA URCA, MADRE FEITOSA TEVE RECONHECIMENTO DA UNIVERSIDADE

Faleceu na manhã desta sexta-feira, 27, madre Maria Carmelina Feitosa, aos 98 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Doutora Honoris Causa pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Madre Feitosa teve reconhecimento da academia pelos relevantes serviços prestados à educação regional. 

O Reitor da instituição, Professor Francisco do O’ Lima Júnior, decretou luto oficial de três dias na universidade, em função do falecimento da religiosa e educadora, além de destacar os seus relevantes serviços e empenho à promoção da dignidade humana pelo exercício da caridade, como vocacionada aos princípios cristãos na condição de religiosa da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus.

A solenidade de entrega do título de ‘Doutor Honoris Causa’, da URCA, à Madre Maria Carmelina Feitosa, aconteceu em 6 de maio de 2014, no auditório do Colégio Pequeno Príncipe, onde ela dedicou grande parte da sua vida como educadora.

Agraciada com várias homenagens de reconhecimento a seu trabalho nas áreas social, educacional e religiosa, Madre Feitosa possui mais de 70 anos dedicados à área educacional, além de fundar centros educacionais, um deles, a escola em que recebeu a outorga. Conforme a resolução, a aprovação por unanimidade da religiosa levou em consideração a relevância social dos serviços prestados para o progresso do Cariri, além de sua importante contribuição para a formação moral e intelectual de várias gerações de caririenses e da solidariedade e amparo aos necessitados, principalmente no acolhimento de crianças órfãs na Casa de Caridade do Crato.

Maria Carmelina Feitosa nasceu em Tauá, em 13 de setembro de 1921. Aos dezessete anos entrou para ser religiosa na Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, no ano de 1938. Ali também iniciou a prática do magistério, sempre voltada para os princípios cristãos, com destaque para a fé e caridade. Foi diretora do Colégio Santa Teresa de Jesus, Secretária Geral da Congregação, sendo eleita Vice Supervisora Geral da Ordem em três mandatos consecutivos, num total de dezoito anos. Em 1961, assumiu a direção da Casa de Caridade de Crato, do Ginásio Madre Ana Couto e do Patronato Padre Ibiapina, três instituições da Fundação Padre Ibiapina, pertencente à Diocese de Crato.

Graduou-se em Pedagogia pela antiga Faculdade de Filosofia do Crato, tendo também lecionado nessa instituição de ensino superior. Em 1969 fundou o Colégio Pequeno Príncipe que nasceu da sua vocação de educadora e que cresceu sob sua orientação. Hoje o Colégio Pequeno Príncipe é intitulado o “Colégio do Cariri”, tanto pela excelência do seu ensino, como pelo projeto pedagógico ali implantado.

Madre Feitosa mantinha a Casa de Caridade do Crato, entidade concebida e criada no século XIX, pelo Padre Ibiapina. No ano de 1968, recebeu o título de Cidadã Cratense. Nos 70 anos de vida religiosa, recebeu a Medalha Padre Ibiapina.

Fonte: Ascom Urca
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário