CANTOR E COMPOSITOR FLÁVIO LEANDRO RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO DO CRATO, CEARÁ NA QUINTA-FEIRA 12

Alô Crato-CE! Que orgulho enorme ser oficializado filho desta terra onde fiz meu curso de Técnico em Agropecuária, onde tive minha iniciação musical, onde morei por 8 anos e onde nasceu meu neto. Fico feliz. Muitooooo!

O poeta, cantor e compositor pernambucano Flávio Leandro recebe na quinta-feira 12, o título de Cidadão do Crato, Ceará, o músico afirma estar lisonjeado com a homenagem e com mais responsabilidade por representar a cultura cearense e brasileira, agora, como cidadão do Crato.

Natural de Bodocó, Pernambuco, Flávio Leandro aos 13 anos começou a compor música. Um marco no início de sua carreira foi a primeira participação em um festival, em 1985, o “Sementes da Terra”, se apresentando com canções de sua autoria. Foi vocalista na Banda Raio de Laser, em 1992, mas seu primeiro CD “Travessuras”, foi lançado em 1997. Lançou em 2000 o CD Brasilidade, que mescla forrós pé-de-serra e logo um novo projeto, em 2001, dessa vez de forma acústica. Pela sua caminhada na música, ele emplacou várias músicas de diversos artistas como, Elba Ramalho, Flávio José, Jorge de Altinho, entre outros.

Uma das músicas mais regravadas e que é um dos sucessos de Flávio Leandro é de Mala e Cuia. Este Titulo de Cidadão do Crato, Ceará represeta um dos mais valiosos símbolos da trajetória da vida e obra do Poeta Cantador, afinal foi o Crato uma das referências do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Luiz Gonzaga tinha grande amizade pelo Crato, Ceará. Quem atesta é o historiador e radialista Huberto Cabral, cratense e um dos estudiosos, guardião da memória da região do Cariri. Segundo Cabral, Luiz Gonzaga, ao deixar sua terra natal e fugir para Fortaleza, passou pelo Crato, pegou um trem na estação com destino à Fortaleza, onde serviu no quartel do 23º BC.

Quando menino, seu pai Januário vinha sempre que podia para o Crato onde comercializava seus produtos na feira, principalmente farinha. “O pai de Luiz Gonzaga estava sempre no Crato vendendo a farinha dele, fez amizades aqui e sempre que vinha trazia Luiz Gonzaga e seu irmão”, afirma. Foi nessa época, segundo o jornalista que Luiz Gonzaga certamente aprendeu a gostar do Crato.

Luiz Gonzaga participou de alguns momentos marcantes da História do Crato. Em 1946, por exemplo, ele retorna ao Crato para animar e tocar em leilões da festa de São Francisco. Maçon que era teve vários trabalhos filantrópicos desenvolvidos a favor do bem estar do povo.

Em 1950 Luiz Gonzaga e o Cego Aderaldo do Crato participam da inauguração da TV Tupi, primeira emissora de televisão da América Latina.

Em 1951 Luiz Gonzaga esteve presente à inauguração da Rádio Araripe, primeira emissora de rádio do Interior do Ceará, junto com o pai, Januário, e o irmão, Zé Gonzaga.

No ano de 1959, Luiz Gonzaga participou da inauguração da Rádio Emissora Educadora do Crato, atendendo convite do jornalista Pedro Gonçalves Norões, grande amigo do Rei do Baião.

Luiz Gonzaga participou das festas do centenário do Crato realizando show na Praça da Sé. Em 1974 recebeu o título de cidadão cratense outorgado pela Câmara Municipal em iniciativa do vereador Ivan Veloso.

Em 1987 na Expocrato o presidente da Comissão Gestora, Francisco Henrique Costa, promoveu grande show folclórico na história da exposição numa homenagem a quatro heróis do ciclo do Jumento.

"Pela primeira vez e única vez reuniram-se no palco Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Padre Antonio Vieira e José Clementino que foram saudados pelo violeiro Pedro bandeira". revela Huberto Cabral.

Todavia o próprio Luiz Gonzaga dizia que o mais importante acontecimento foi a instalação da Universidade do Cariri-Urca. Durante o lançamento da Universidade Luiz Gonzaga anunciou a criação da Fundação Vovo Januário, que beneficiou os estudantes de Exu com transporte gratuito, entre Exu e Crato.

O jornalista Antonio Vicelmo diz que vários amigos e compositores nascido na região do cariri foram parceiros musicais de Luiz Gonzaga. Zé Clementino de Varzea Alegre. Hildelito Parente, Patativa do Assaré, Jose Jathai, que é o compositores de Eu vou pro Crato.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário