PROJETO CENA NA SERRA CINEMA EM AÇÃO APRESENTA O DOCUMENTÁRIO O FUTURO DO PRETÉRITO: TROPICALISMO NOW

 Projeto Cena na Serra – Cinema em Ação chega à sua penúltima edição de 2019. Nesta quinta-feira (14) será apresentado um documentário, intitulado o “Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!”. A sessão será às 19h, no Núcleo de Extensão do Campus Serra da Capivara, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Centro de São Raimundo Nonato (PI). A exibição é gratuita e aberta para toda a comunidade.

O documentário foi lançado em 2012, com direção de Ninho Morais e Francisco César Filho, e conta com um elenco formado por Alice Braga, Gero Camilo, Helena Albergaria, Gilberto Gil e Carlos Meceni. A obra apresenta um olhar do século 21 para um dos movimentos culturais mais marcantes da história brasileira, a Tropicália. A produção faz uma intersecção dos contextos social e artístico de 1968 com o atual, com uma mistura de entrevistas, shows, intervenções artísticas e atores em pequenas cenas humorísticas. 

A coordenadora do Cena na Serra, a professora do Colegiado de Antropologia, Natacha Simei Leal, diz que o objetivo do projeto é trabalhar com temáticas e tipos de filmes diversos, e assim, despertar no público participante uma reflexão sobre temas sociais, consolidando também uma cultura cinematográfica. Desde janeiro deste ano até agora, aproximadamente 250 espectadores participaram das sessões do projeto.

Bacurau - Na última edição deste ano, que acontecerá no dia 5 de dezembro, será exibido o filme “Bacurau”, lançado em agosto de 2019. A escolha do filme partiu da demanda de alunos do curso de Antropologia, que se interessaram pela temática que retrata um povoado do sertão de Pernambuco que some misteriosamente do mapa. Bacurau tem sido amplamente exibido, principalmente no Nordeste brasileiro, o que faz essa última sessão do projeto ser ainda mais marcante.

Criado em 2018, o Cena na Serra é um cineclube com exibição quinzenal de filmes, seguida de debates sobre as temáticas apresentadas nas obras cinematográficas. Todos os filmes exibidos no Cena na Serra são disponibilizados pela distribuidora Vitrine Filmes, que concedeu, com autorização prévia dos diretores, parte do seu acervo para o projeto.

Fonte: Univasf

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário