PROJETO ASA BRANCA RECEBE DOAÇÃO DE FARDAMENTO PADRONIZADO E COLEÇÃO DE REPORTAGENS SOBRE A VIDA E OBRA DO REI DO BAIÃO LUIZ GONZAGA

Para celebrar os 30 anos de morte de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião e manter viva a valorização do Pernambucano do Século e um  dos mais talentosos artistas da música brasileira, o empresário Italo Lino doou neste sábado (2) camisas (fardamento padronizado) para as crianças que estudam música na Fundação Gonzagão no Projeto Asa Branca, em Exu, Pernambuco.

"O compromisso é sempre manter viva a história do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Meu pai o saudoso Neto Tintas recebeu o título de cidadão de Exu e também por isto mantemos a valorização das futuras gerações de Exu que aprendem música e assim garantem o desenvolvimento artístico do município que amamos em todos os seus recantos", declarou Italo.


É em Exu Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga que é possível apesar dos obstáculos ainda encontrar o principal legado de Luiz Gonzaga: crianças e adolescentes aprendem a tocar Sanfona, zabumba e triângulo, a santíssima trindade do forró ungida por Luiz Gonzaga em suas  andanças por este País.


O jornalista Ney Vital, membro do Conselho de Cultura do Parque Asa Branca define que os gonzagueanos são "apaixonados pelas causas sociais de Exu e a sonoridade de Luiz Gonzaga esteve também ligado a prestação de serviço". Por este motivo os alunos do Projeto Asa Branca além das camisas receberam uma coleção de reportagens que contam parte da vida e obra de Luiz Gonzaga e dos amigos que foram os mais importantes compositores presentes na música nordestina.


"Sabemos que a educação é uma das formas de transformar o mundo. Agora as crianças e adolescentes possuem uma riqueza cultural e parte da história da vida e obra de Luiz Gonzaga, do rio São Francisco, da história do Nordeste. Além da música eles terão oportunidade de ganhar mais conhecimentos, saberes. A leitura é essencial para formar cidadãos que certamente vão promover a paz".


A presidente da Fundação Gonzagão, professora Marina Santana, a vice presidente Aline Justino e a produtora cultural Marla Teixeira, o músico Paulo Henrique (PH Lucas) e mães de alunos acompanharam a entrega das doações. O percussionista PH Lucas fez uma exibição para os alunos sobre ritmo. O sobrinho de Luiz Gonzaga e neto de Januário afamado tocador de 8 Baixos recebeu de presente um LP, onde consta Joquinha participando de um dueto com o Rei do Baião. 


Neide Germano é mãe de Maria Germano. A aluna está no Projeto Asa Branca há nove anos. "Aqui temos certeza que nossos filhos ganham cidadania e ganham a oportunidade de viver um tempo real e não virtual e mais estão longe do mundo das drogas. A música e a arte tem este poder".


O projeto Asa Branca ensina as crianças a tocar sanfona e é mantido pela Fundação onzagão, entidade criada em 2 de março de 2000 pelo então promotor de Justiça de Exu, Francisco Dirceu Barros, entre outros cidadãos.


 “O doutor Francisco era um apaixonado pela cultura gonzagueana, e foi dele a ideia da Fundação. O objetivo é prestar atendimento a crianças e adolescentes, especialmente as carentes, utilizando a arte e a poesia de Luiz Gonzaga para sua promoção social”, explica a professora aposentada Marina Santana. Dona Marina é mulher de personalidade forte e esteve junto com o promotor Francisco Dirceu desde o lançamento do Projeto Asa Branca.


“Do ano 2000 até agora, mais de 800 crianças passaram pelo projeto, que inicialmente, além de música, oferecia oficinas de artesanato, dança e poesia. Algumas delas se destacam atualmente tocando sanfona e se apresentando em grupos regionais, “O importante é incentivar as crianças a valorizar a cultura gonzagueana e a promover o município de Exu”, enfatiza.


Assim que se chega ao projeto, a primeira coisa que chama a atenção é o entusiasmo das crianças. O visitante mais atento percebe a precariedade dos instrumentos encostados na parede. “Muitas sanfonas foram compradas em feiras de cidades vizinhas. Alguns estão caindo aos pedaços e precisamos manter o projeto que lógico precisa de novas sanfonas”, explica Marina.


A vice presidente do Projeto Asa Branca acrescenta que "é necessário doações e novos projetos, parceiros que possam também garantir a  possibilidade do Projetor ganhar novos instrumentos para facilitar o aprendizado das alunas e alunos".


No sopé da Fazenda Caiçara, serra do Araripe, no dia 13 de dezembro de 1912 nasceu o cantador e sanfoneiro Luiz Gonzaga.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário