JOVEM MÚSICO DE JUAZEIRO(BA) TIAGO VALENTIM, ESTREIA COM EP E LANÇA MÚSICAS AUTORAIS NAS PLATAFORMAS DIGITAIS

Um garoto tímido, reservado e de poucas palavras. Tiago Valentim, 19 anos, em vez e de passar horas  nas páginas das redes sociais, prefere otimizar seu tempo com música. 

Procura apagar a solidão das horas com criatividade, dedilhando as cordas de seu violão, buscando ideias de harmonias para fazer nascer suas canções autorais.  O sonho de conquistar seu espaço como cantor e compositor começa a ganhar força na trajetória desse jovem que sozinho passou a tocar violão aos 14 anos.

Quando se viu dominando o instrumento, de cara compôs a sua primeira canção pop rock, intitulada  'Sonhos', cuja a letra faz um desabafo sobre as dificuldades em realizar alguns de seus anseios. Desde então, ele não parou mais de compor e já soma mais de 20 canções autorais. A carreira de músico oficialmente entra em cena agora com o lançamento ainda este ano de seu primeiro EP, intitulado Noites em Claro.  De sua safra de compositor tirou da gaveta  'Deixa', um pop rock moderno que escreveu aos 16 anos, além de 'Estrela', com levada pop e sertaneja, 'Insônia', 'Daquele Jeito' e 'Fogo', todas com linguagem pop. " O trabalho foi todo produzido e gravado no estúdio Carbono 14 em Juazeiro. Agora vamos tornar público nas plataformas digitais e entre amigos.

Embora esteja na fase de transição da juventude, suas composições costumam falar de amor, romance e liberdade, com a experiência de um letrista em estado de maturidade."Sou muito à flor da pele. Sinto as coisas em uma intensidade que eu acredito que a maioria das pessoas não sintam", afirma.

Por um lado, Tiago reconhece que não tem um estilo definido, mas assume sua preferência em trilhar nas inspirações ecléticas. Suas referências vão desde os clássicos do rock como Elvis Presley ao pop de Ed Sheeran. Pela falta de recursos financeiros, tudo o que o jovem aprendeu na área musical foi de forma autodidata: tocar, cantar e compor. Essas habilidades levaram-no a ganhar, em maio deste ano, o primeiro lugar no 'Check in Voice', uma competição de música realizada em um bar e petiscaria de Juazeiro, como se fosse uma simulação do programa The Voice, da Rede Globo.

Na primeira etapa do evento havia 42 pessoas, dessas, somente 12 foram selecionadas para a segunda fase. No total, foram quatro etapas. Valentim venceu todas e ganhou a competição ao interpretar na final, a canção 'João de Barro', composição de Leandro Léo e Rafael Portugal. "Foi aí que eu percebi  que, podia levar meu trabalho ao público sem me importar com críticas. Toda arte está sujeita a elogios e críticas, o que se tornam construtivas", diz Tiago que utilizou a premiação de R$ 1 mil para custear parte do  EP.

Entre os apoios que recebeu para tocar seu projeto, o mais importante e de todas as horas  foi o de seu pai Ozemar Ferreira. "Diria que de todas as pessoas no mundo ele é o que mais acredita em mim, talvez até mais do que eu", brinca. Na última sexta-feira, Tiago deu a largada a sua estreia lançando uma música de cada vez nas plataformas digitais e começou a dar entrevistas em rádios da região.

Fonte: Professor e jornalista Emanuel Andrade
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário