LUIZ GONZAGA É TEMA DE QUESTÃO DO ENEM 2019 E CADERNOS TRAZEM HOMENAGEM A LEGIÃO URBANA

No primeiro dia de provas da edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve questões que citaram o sanfoneiro e cantor Luiz Gonzaga, Feira de Santana, Bahia e a região do Cariri. 

A questão número 40 (Linguagens, códigos e suas tecnologias) foi apontado que "com enredo que homenageou o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a unidos da Tijuca foi coroado no Carnaval de 2012. A escola de samba mergulhou no universo do cantor e compositor brasileiro e trouxe a cultura nordestina com criatividade para a Avenida, com o enredo, O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão.

A questão mostrou que a inter-relação está presente por meio da associação do samba com o baião metonimicamente representado pela figura de Luiz Gonzaga.

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe também uma surpresa para os fãs da música brasileira. As frases de verificação que ficam nas capas dos mais de cinco milhões de cadernos de questões distribuídos pelo Brasil foram extraídas de músicas da banda Legião Urbana. Todas as frases são de autoria de Renato Russo, com a colaboração Dado Villa-Lobos, guitarrista da banda, e Marcelo Bonfá, baterista.

Entre as músicas escolhidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estavam Há Tempos ("Disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza"), Metal Contra as Nuvens ("Teremos coisas bonitas pra contar"), A Via Láctea ("Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho") e Perfeição ("Venha, o amor tem sempre a porta aberta").


A novidade surpreendeu também os integrantes remanescentes do grupo, que compartilharam fotos dos cadernos nas redes sociais da banda.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário