FESTIVAL ZÉ DANTAS PRESTA HOMENAGENS AO POETA QUE COMPÔS A VOLTA DA ASA BRANCA

Um poeta que aprendeu a captar os costumes dos sábios sertanejos e introduzi-los na sua música. É assim que pode se definir o compositor Zé Dantas, cuja 26ª edição da festa em sua homenagem acontece durante o período de 4 a 9 de novembro em sua terra natal, Carnaíba, situada a 400 km do Recife. Da década de 1990 para cá, a cidade se enfeita e se mobiliza para reverenciar o seu filho ilustre, cujas composições A volta da asa branca, Xote das meninas, Vem morena e Forró de Mané Vito ganharam as paradas de sucesso na voz de Luiz Gonzaga. A temática das composições reúne o universo geográfico e histórico do Nordeste, principalmente a região onde nasceu.

A cada ano, uma das músicas de Zé Dantas serve de mote para a festa, da decoração da cidade às oficinas instrumentais, passando pelos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino em sala de aula. Neste ano, Acauã dá título ao evento.

“Queremos suscitar uma discussão sadia sobre os extremos abordados na música tema deste ano, Acauã, que nos levam a situações conflitantes, como no caso da seca e do inverno”, explica a professora Margarida Lira, uma estudiosa da obra do compositor.

“O poeta aprendeu a captar respeitosa e lindamente os costumes daqueles que misturam o fervor com as superstições e premonições, vistas como advertências antecipadas do que virá, alimentando sua fé e o temor, pelo simples canto dos pássaros”, define a professora.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário