LIVRO SOBRE VIDA E ORIGENS DE MARIA BONITA É LANÇADO NESTA SEXTA 29

As origens de Maria Bonita, uma das personagens históricas mais representativas do Nordeste, são desvendadas no livro Lampião e o nascimento de Maria Bonita (Editora Oxente, 195 páginas), do pesquisador e sociólogo Voldi de Moura Ribeiro. 

O lançamento no Recife será nesta sexta-feira (29), a partir das 18h30, na Biblioteca Pública do Estado, no Centro. O ineditismo da obra está em uma nova data de nascimento Maria Gomes de Oliveira (nome de batismo). A historiografia até então apontava a data 8 de maio de 1911, mas o autor argumento que o nascimento ocorreu no dia 17 de janeiro de 1910.

A pesquisa para o livro foi feita, inicialmente, através de registros das paróquias de São João Batista de Jeremoabo-BA e de Santo Antônio da Glória-BA bem como nos Cartórios dos registros civis. "Em setembro de 2011 dei publicidade aos quase 370 pesquisadores que participavam do Cariri Cangaço, e, na sua maioria, aceitaram a nova datação encontrada por mim", diz Voldi, piauiense radicado em Paulo Afonso, na Bahia. Ele foi professor adjunto da UNICAP por 10 anos ensinando algumas disciplinas da área de humanas.

A publicação também descreve a formação histórica e geográfica da região do Sertão do São Francisco, na Bahia, e monta a árvore genealógica a partir de José Gomes de Oliveira (Zé de Felipe) e de Maria Joaquina da Conceição (Dona Déa), pais da biografada. Segue descrevendo toda a sua vida, encerrando com uma análise acerca dos policiais que afirmaram ter cortado a cabeça de Maria, cujo número chega a seis homens diferentes.

Lampião e o nascimento de Maria Bonita ainda agrega três artigos do padre Celso Anunciação, um de Frederico Pernambucano de Mello, imortal da Academia Pernambucana de Letras, e outro de Luiz Rubem de Alcântara Bonfim. Fotos de Maria Bonita feitas por Bejamim Abraão Calil Botto, em 1936, aparecem colorizadas por Rubens Antônio.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário