TRIO NORDESTINO MOVIMENTA PETROLINA E JUAZEIRO NESTA SEXTA 29

Trio Nordestino: Jonas Santana, na zabumba, Tom Silva, sanfona e no triângulo, Luiz Mário. 

Criado com a bênção de Luiz Gonzaga, por Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo), em 1958, na cidade de Salvador, o Trio Nordestino comemora mais de 60 décadas de tradição. O grupo carrega no sangue o DNA do autêntico forró, com Luiz Mário no triângulo e voz (filho de Lindú); Tom Silva, na sanfona; e Jonas Santana, na zabumba.

O Trio Nordestino é consagrado como um dos maiores ícones vivos do forró. Nesta sexta-feira 29, o Trio Nordestino faz uma apresentação na Casa de Shows Zé Matuto, em Petrolina, a partir das 22hs, onde são os convidados do cantor e sanfoneiro Targino Gondim.

O Trio Nordestino também fará uma apresentação no Espaço Baião Nordeste, em Juazeiro Bahia, às 20hs, na Avenida Flaviano Guimarães. 

Na atualidade o Trio Nordestino é um dos mais elogiados pelos cantores da música brasileira, a exemplo de Gilberto Gil, Elba Ramalho, Chico Cesar, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Ivete Sangalo, Zeca Baleiro e Fagner, entre outros.

O Trio Nordestino foi indicado ao Grammy Latino e é considerado um referência da música brasileira de todos os tempos. A história conta que o Trio Nordestino teve o mestre Dominguinhos como seu primeiro sanfoneiro, começou a se destacar na década seguinte com a formação elogiada até pelo Rei do Baião: Lindu, Cobrinha e Coroné. O Trio Nordestino é recordista em discos gravados, com mais de 50 obras produzidas ao longo das últimas seis décadas.

Atualmente, encontra-se na sua sexta formação e é composta por pelos músicos ligados ao trio que encanta o Brasil de Norte a Sul. São eles: Jonas Santana (zabumbeiro), baiano de Entre Rios que é a terra do vocalista mais lembrado e  Luiz Mario, que é a cara do próprio Lindú e Tom Silva na sanfona.

Entre coletâneas e discos de carreira destacam-se os álbuns Forró Pesado, Pau de arara é a vovozinha, Corte o bolo, Petrolina Juazeiro, Na Emenda, Procurando Tú e Baú do Trio Nordestino.

O segredo para a longevidade do grupo, Luiz Mário tem de cor: “É manter a nossa originalidade respeitando sempre a tradição do forró pé de serra, nosso compromisso é mostrar aos mais jovens de onde veio o forró,quem são os verdadeiros precursores desse movimento que eles hoje admiram e que sempre vai viver de norte a sul do país”, avalia.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário