MOVIMENTO FEMINISTA E CINEMA BRASILEIRO SÃO TEMAS DE LIVRO QUE SERÁ LANÇADO EM PETROLINA

Será lançado no próximo sábado (30), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o livro 'Feminismo no cinema brasileiro da década de 1980: a representação das mulheres nordestina nas telas'. A obra é da professora Carla Paiva e é resultado da tese de doutorado da autora, que pesquisa a representação do nordeste há mais de 15 anos.

O lançamento será realizado, às 19h, no espaço cultural Janela 353. O livro aborda a ligação do movimento feminista e o cinema brasileiro na década de 1980.

"As mulheres nordestinas não foram escolhidas por acaso para protagonizar histórias no cinema brasileiro da década de 80. Isso foi a partir de uma relação estabelecida com o movimento feminista. As mulheres nordestinas foram escolhidas, porque nós temos um histórico dentro dos movimentos sociais e de luta do nosso país", diz Carla.

Entre os mais de 100 filmes assistidos com a temática, na obra são analisados quatro longas: 'Gabriela', 'Paraíba Mulher Macho', 'Luzia-Homem' e 'A Hora da Estrela'.

A ideia de transformar a tese de doutorado em livro partiu do desejo de proporcionar a outras pessoas, para além da academia, o conhecimento e importância sobre o movimento feminista brasileiro.

Carla Paiva é formada em Comunicação Social Relações Públicas, com especialização em Relações Públicas, mestrado em Educação, doutorado em Multimeios e aperfeiçoamento em Intensivo de Cinema Digital pela Academia Internacional de Cinema.

Fonte: G1 pETROLINA
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário