RENNAN MENDES E O MISTERIOSO AFETO MUSICAL PELA SANFONA

Neste sábado (13) o cantor, compositor e sanfoneiro Rennan Mendes apresenta o show Senta que eu te conto, a partir das 20hs, no Espaço Multicultural Cubículo, em Petrolina.

Afeto misterioso pela sanfona. Essa definição cabe ao cantor e sanfoneiro Rennam Mendes. É bonito de se ver quando um som rodopia e toma forma nas mãos de Rennan Mendes e, depois disso, dá uma sibilada no ar para pousar nos nossos ouvidos. 

Nas notas floreadas e nos acordes trespassados transpira o verdadeiro dom de quem tem, mais do que talento, paixão incondicional pela música. 

Rennan Mendes é músico instrumentista, produtor musical, arranjador, cantor e compositor. Nasceu em Uauá, Alto Sertão de Canudos, na Bahia, e com apenas seis (6) anos de idade começou a tocar teclado. Aos nove (9) anos, ganhou a sua primeira sanfona, presente de seu pai, o também sanfoneiro, "Veinho". 

Logo, montou o seu primeiro grupo de forró, que não demorou pra virar sucesso nas festinhas das escolas, nas alvoradas, quadrilhas e aniversários dos amigos em sua cidade. 

Aos doze (12), passou a tocar ao lado do pai, puxando fole sertão adentro. Depois de tocar teclado e sanfona em algumas bandas da sua cidade, não demorou e Rennan entendeu que precisava seguir com suas próprias teclas e voou pra poder somar hoje um currículo bastante extenso.

São várias as parcerias, produções musicais, gravações (CDs, DVDs, Programas de TVs e rádios), direções e apresentações com diversos grupos e artistas de nome nacional e internacional, como: Xangai, Matingueiros, Maciel Melo, Raimundo Sodré, Socorro Lira, Flávia Wenceslau, João Sereno, Oswaldinho do Acordeom, Jorge de Altinho, Flávio Leandro, Targino Gondim, Armandinho Macêdo, Mariene de Castro, entre outros. 

Rennan fez parte da banda base, como músico e um dos diretores, de dois dos festivais de música mais conceituados do Brasil, o Festival Geraldo Azevedo da Canção – Petrolina/PE (2006/2007) e o Festival Edésio Santos da Canção – Juazeiro/BA (2009, 2010, 2011, 2013).  

Em 2008, Rennan fez uma turnê pela Europa (Itália, Alemanha, Áustria e Inglaterra), representando a música brasileira, tendo participação ativa no evento Terra Madre, em Turim, na Itália, onde se apresentou para um público estimado em 8.000 (oito mil) pessoas, de todo o mundo.  Participou também do Terra Madre Brasil, em Brasília/DF, em 2010.

Rennan faz parte do "Quinteto Sanfônico da Brasil", idealizado por Targino Gondim, que já somam importantes apresentações como: II Celebração das Culturas dos Sertões–Teatro Castro Alves (Salvador-BA) e no Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro-BA), com participações de Elba Ramalho, João Omar,Xangai e Lucy Alves; Programa Esquenta (Rede Globo),da apresentadora Regina Casé; II Festival de Música Instrumental da Bahia – TCA (Saldvador/BA);
Campanha Nacional (especial- Nordeste/São João/Luiz Gonzaga) do O Boticário, do ano de 2017, com apresentações em Exu/PE (com participação de Lucy Alves), Curitiba/PR e Recife/PE.

I Festival de Forró de Mucugê/BA (10/2017);II Festival de Forró de Itacaré/BA (03/2018); Conecta Chapada, em Andaraí/BA (04/2018).

Em outubro vai se apresentar no III Festival de Forró de Mucugê, Bahia. 

Rennan participou da minissérie "Amores Roubados", da Rede Globo, produzindo, junto com Targino Gondim, parte da trilha sonora e atuando em cena. Em 2017 Rennam Mendes lançou o CD promocional ao vivo com participações de Claudio Barris, Paulo Ferreira e Targino Gondim. Junto com o Quinteto Sanfônico participou de uma excursão  onde tocou no São João da África.

A cada toque de sanfona, Rennam vai traduzindo o afeto musical agradando os milhares de fãs que conquista pelos palcos e estradas por onde anda provocando leveza e garantido a qualidade da música com pitadas de sofisticação e respeito pelo instrumento que o rodeia desde pequeno, menino e por isto o faz grande no talento.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário