JAGUARARI: ESCOLA RURAL DA SERRA DOS MORGADOS ABANDONADA PREJUDICADA COMUNIDADE

Escolas que deveriam estar alfabetizando crianças estão abandonadas. Esta triste realidade é percebida para quem transita pelas bucólicas estradas rurais de Jaguarari, Bahia.

Neste final de semana o Professor da Universidade do Estado da Bahia, Juracy Marques, denunciou que  "é com tristeza que vemos as escolas do campo desmoronando!" 

O professor postou uma fota da Escola, da Comunidade da Serra dos Morgados. "Nela estudam dezenas de crianças. Hoje o teto dela veio ao chão e as crianças estão sem estudar. Peço aos meus amigos e amigas aqui do face que nos ajude a divulgar este descaso",

Juracy pediu empenho e uma ação urgente da Secretaria de Educação de Jaguarari e da Prefeitura de Jaguarari. " Veja esta situação com urgência. Muito triste por ver a forma com a educação na zona rural é tratada no nosso País, no nosso Estado e na nossa cidade, Jaguarari", finalizou o professor.

Juracy Marques é natural de Jaguarari (Bahia), é doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez pós-doutorado em Ecologia Humana na Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) e em Antropologia pela UFBA. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde é professor permanente dos mestrados de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGECOH) e do de Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA).

Ano passado foi divulgado pela “Expedição Catástrofe: por uma arqueologia da ignorância” que percorreu durante um ano centenas de cidades dos estados de Goiás, Bahia e Minas Gerais — três estados com alta concentração de escolas rurais fechadas. 

A expedição denunciou que só em Minas, nos últimos anos foram fechadas 8.531, enquanto Goiás e Bahia perderam, respectivamente, 583 e 9.495 escolas rurais.

Nos últimos anos, o direito ao acesso à educação virou pauta do debate público graças à movimentação de estudantes secundaristas da rede pública contra o fechamento de suas escolas. A campanha “Não Fechem Minha Escola” acendeu as discussões em torno desse tema na sociedade civil e teve grande adesão nas redes sociais – seu perfil no Facebook soma mais de 200 mil seguidores.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário