EXCLUSIVO: CAIXA DE ÁGUAS ABANDONADAS PODERIAM EVITAR USO DE CARROS PIPAS NAS COMUNIDADES RURAIS

A população de Jaguarari, Bahia de acordo com o último censo (2010) é de 30.343 pessoas e a densidade demográfica estimada em 12,35 habitantes por km².

A reportagem deste Blog Ney Vital com exclusividade mostra aos leitores e aguarda uma explicação: em pleno século XXI o povoado de Bate Rede, Quixaba e Morro Branco conforme mostramos em fotos era para ter o abastecimento de água encanada e recebida via caixa de águas, que em alguns casos foram construídas. 

O abandono é visível. Os moradores sofrem com a falta de água que chega através da política de carros pipas.

A reportagem apurou que no inicio do ano 1999, famílias que viviam nos povoados seriam  beneficiadas com uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Jaguarari e Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco, com a construção de caixas d’água e estes equipamentos seriam usados para o abastecimento de água beneficiando os moradores. 

“A maioria das nossas comunidades está sofrendo com a falta d’água, e dói saber que por algum motivo o serviço de conclusão das caixas de água e a tubulação não foram concluídas e até hoje não existe uma explicação", diz a pedagoga e administradora Maria Cristiane.

Um dos exemplos positivos que a construção das caixas de água podem ser úteis é o Distrito de Santa Rosa. A caixa de água da localidade abastece a comunidade.

A redação do Blog Ney Vital aguarda retorno com esclarecimentos da Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) e da Prefeitura de Jaguarari e da Codevasf. A reportagem tentou obter contato com o representante de associações de moradores dos povoados e do sindicato dos trabalhadores rurais de Jaguarari mas não teve sucesso.


De acordo com relatório da Agência Reguladora o Sistema de Abastecimento de Água do município de JAGUARARI recebe água do Sistema Integrado de Senhor do Bonfim, que disponibiliza água com regime de manobras por 4 dias ininterruptos. Desta forma a distribuição de água nas localidades atendidas ocorre com intermitência, chegando a ficar em alguns casos até dois (2) dias com água e 6 dias sem água. 

O SAA de Senhor do Bonfim é um subsistema do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Senhor do Bonfim que abastece também Andorinha, Itiúba e Jaguarari.

Jaguarari já possuiu sistema próprio, que atualmente está parcialmente desativado. O sistema era composto por captação subterrânea e superficial, casa de química, que ainda funciona apenas para recloração da água que chega do Sistema de Água Integrado de Senhor do Bonfim. Existe, em uso, o reservatório apoiado com capacidade de 200 m3 e um booster, que está localizado no povoado de Carrapichel.

Este Sistema atende ao distrito sede e povoados, abastecendo 21.035 pessoas, sendo 19.051 residenciais. 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário