CASA DOS ARTISTAS: I SANFONEATA REUNIRÁ GONZAGUEANOS DE JUAZEIRO/PETROLINA E REGIÃO

O Bloco Amigos de Luiz Gonzaga, "O Gonzagão" foi idealizado em 1996, portanto são 23 anos valorizando e preservando a memória do sanfoneiro Luiz Gonzaga. 

No próximo dia 02 de agosto de 2019, os amigos  mais uma vez vão  prestar homenagens ao Rei do Baião. Sanfoneiros, amigos, admiradores e pesquisadores formarão uma roda de sanfona para celebrar a ausência física do sanfoneiro do Riacho da Brígida. Luiz Gonzaga morreu no dia 02 de agosto de 1989, este ano completa 30 anos de saudades.

O presidente do Bloco O Gonzagão, João Luiz, diz que é tradição todo ano,  dia 02 de agosto, a Festa da Saudade e no dia do nascimento especial 13 de dezembro, o grupo sempre participa da Missa de Ação de Graças em Exu. 

Este ano o grupo além das homenagens em Juazeiro, Bahia, também irá participar dos festejos em Exu, Pernambuco. A programação consta da Missa da Saudade que será realizada no Parque Asa Branca, embaixo do pé de juazeiro.

"Antes de irmos para Exu, a reunião é aqui em Juazeiro. Ouvimos música, uns trazem discos vinil antigo, até fita cassete, outros já mostram a tecnologia mais avançada que tem destaque Luiz Gonzaga. E assim mantemos viva a história de Luiz Gonzaga".

No espaço, localizado no bairro João XXIII em Juazeiro, onde funciona o ponto de encontro dos Gonzagueanos, existe uma exposição de quadros da vida e obra de Luiz Gonzaga e toda uma gastronomia nordestina. "Aqui a vida de Luiz Gonzaga é lembrado durante todo o ano", afirma João Luiz.

O Grupo O Gonzagão foi fundado pelos amigos João Luiz, sanfoneiro cantor e compositor Targino Gondim, Flávio Baião. O grupo é uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, com ações também voltadas para o social.

Em Petrolina no dia 02 de agosto também será celebrado na Casa dos Artistas. O sanfoneiro Luiz Rosa organiza a I Sanfoneata do Vale do São Francisco. A proposta é realizar a primeira passeata do sertão reunindo sanfoneiros.

Luiz Rosa já confirmou a presença de sanfoneiros de Jacobina, São Raimundo Nonato e Picos, Piauí, Remanso, Bahia e de Exu, terra do Rei do Baião;

"Aqui todo dia é dia de celebrar, festejar. Aqui Luiz Gonzaga vive", finalizou Luiz Rosa.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário