Pela primeira vez, Alcoólicos Anônimos traça perfil de quem quer parar de beber no Brasil

Uma pesquisa inédita, que acaba de ser divulgada pelos Alcoólicos Anônimos (AA) - entidade presente no Brasil há 70 anos -, traçou o perfil de seus membros, que querem parar de beber. 

Em todo o território nacional, foram ouvidas 5.828 pessoas, entre julho e novembro de 2018. A consulta inédita mostrou que 87% dos frequentadores de reuniões de recuperação são do sexo masculino, casados, com faixa etária superior a 41 anos. 

A sondagem revelou também que seus métodos, baseados em 12 passos, para que o alcoolista passe a evitar o primeiro gole, vem dando certo. Dos mais de 50 mil integrantes que lutam contra a dependência do álcool no país, através da irmandade, 29% estão sóbrios há mais de 20 anos e 68% dos entrevistados não tiveram recaídas.

Segundo dados do órgão, atualmente existem 4 mil grupos de AA no Brasil, que realizam pelo menos 11 mil reuniões por semana.

"As salas de A.A. têm desde recém-chegados a pessoas que estão há mais de 40 anos sem beber. Há pessoas que reduzem riscos de comorbidade (existência de duas ou mais doenças) e de violência física e doméstica ligados ao abuso de álcool. Os grupos atendem o membro, o familiar e o profissional de saúde", ressalta um dos membros que está em recuperação "evitando o primeito gole há 40 anos".

Além de 87% dos membros do Alcoólicos Anônimos serem homens, 62% estarem casados ou em união estável, 32% são aposentados e 43% foram motivados a procurar ajuda nos grupos por pressão dos próprios parentes. Problemas de saúde (34%) e no trabalho (27%), ideias suicidas (13%) e problemas judiciais (6%) foram outras razões apresentadas pelos frequentadores.

Alcoólicos Anônimos criou um programa que conta com 12 passos. Todos têm forte ligação com a questão espiritual, mas o primeiro deles é reconhecer a dependência. 

"A pessoa que deseja parar de beber pode frequentar as reuniões. Não existe taxa nem cadastro. O anonimato é um de seus principais pilares. E o que acontece nos grupos? Troca de experiências, partilha de esperanças e de como lidar com a doença. Mostrar o que deu certo e, só por hoje, conseguir se manter sóbrio e distante do álcool", explica Camila Silva, que é psicóloga e atua há 15 anos como voluntária do projeto.

O autônomo X,, de 42 anos, conta que procurou o A.A. depois de ter alcançado o “fundo do poço”, há cinco anos. 

“Cheguei ao ponto de tomar um litro de vodca por dia. Estava começando a beber no trabalho e perdendo a sanidade. Tinha pesadelos horríveis e mal brincava com minha filha (A., então com 10 anos) no auge da bebedeira. Minha vida só começou a ser reestruturar e o sol voltou a brilhar, depois que comecei a frequentar as reuniões. Nunca mais parei de partilhar meu dia a dia com os colegas que também lutam pela manutenção da sobriedade. Hoje, não sinto mais ansiedade e nem vontade de consumir álcool, embora continue frequentando ambientes que antes frequentava com a família. Me dei conta de que as pessoas podem beber, mas eu, não mais. Só por hoje não preciso, pelo menos”, relata.

Profissionais de diversas áreas, como psiquiatria e psicologia, lembram que a dependência do álcool é uma doença grave, de difícil tratamento e de fim fatal. Mas admitem, porém, que A.A. é um grupo que traz resultados expressivos. O fato de se evitar o primeiro gole, leva á abstinência. Isso não significa a cura, mas uma outra vida, longe de problemas. O anonimato também é exaltado como um dos fatores de sucesso do A.A. Nas reuniões, a recomendação é insistente: "Tudo que ver e ouvir aqui, deixe que fique aqui". 
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário