Governador Rui Costa e prefeitura de Juazeiro decretam luto de três dias pela morte de João Gilberto

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, cantor e violonista baiano, considerado o pai da Bossa Nova. João Gilberto ficou conhecido por revolucionar a música brasileira, pela sua maneira de cantar e tocar violão.

O governador Rui Costa e o prefeito da cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, Paulo Bomfim, decretaram luto oficial de três dias na Bahia pela morte do cantor e compositor João Gilberto. O artista, considerado pai da Bossa Nova, morreu na tarde deste sábado (6).

Em seu perfil oficial no Instagram, Rui escreveu que João Gilberto ajudou a projetar a imagem da Bahia para o mundo. Ele prestou sentimentos aos familiares, amigos e fãs do artista baiano.

Também nas redes sociais, a prefeitura disse que Juazeiro é conhecida no mundo inteiro por causa de João Gilberto. A cidade tem uma escultura em homenagem ao cantor.

João Gilberto nasceu em 10 de junho de 1931, na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. Ainda na infância ele morou em na cidade de Aracaju. Na adolescência, após voltar para a cidade natal, ele deu os primeiros passos na carreira musical, ao ganhar o primeiro violão do pai, quando tinha 14 anos.

Aos 16, o baiano se mudou para Salvador e deixou os estudos para se dedicar à música. Já adulto, aos 28 anos, João Gilberto apresentou o álbum Chega de saudade (1959), que levou a Bossa Nova para o mundo.

João Gilberto chegou a ser considerado, pela revista Rolling Stone, o 2º maior artista brasileiro de todos os tempos, atrás apenas de Tom Jobim. Entre as principais obras de João Gilberto estão as músicas "Chega de saudade", "Bim Bom", "Desafinado".

Foto: Ivan Cruz Jacaré
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário