ROMEIROS CELEBRAM 85 ANOS DE MORTE DO PADRE CÍCERO DO JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ

Pelo menos 4 mil romeiros e pagadores de promessas visitarão o túmulo de Padre Cícero neste sábado (20), em Juazeiro do Norte, Ceará. Confissões, missas e manifestação de devotos marcam as celebrações pelos 85 anos da morte do sacerdote.

A voz imortal de Luiz Gonzaga e os cantadores de viola presentes proclamam: "olha lá no alto do Horto Padrinho tá vivo, Padre Cícero não morreu".

"O Padrinho não morreu, ele se mudou", frase comum entre os romeiros para lembrar a passagem do Padre Cícero, que foi no céu "rogar a Deus por todos nós", acreditam. 

E isso aconteceu no dia 20 de julho de 1934, quando faleceu na cidade que ele fundou. Por isso, há 85 anos, é celebrada uma missa pela alma do patriarca do Município, que acontece no largo da Capela do Socorro - local onde ele está sepultado. Ao longo do dia, acontecerão outras celebrações.

Conhecida entre os habitantes como "Capital da Fé", a cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, recebe todos os anos mais de 2 milhões de romeiros que viajam de todos os lugares para Juazeiro do Norte e participam de missas e festejos religiosos.

A jornalista Camila Holanda escreveu que nas entranhas do Cariri do Ceará foi emergido uma versatilidade de ícones que, entrelaçados povoam o imaginário cultural que habita a região.

Nas minhas andanças e pesquisas nas terras do Ceará ouvi uma das mais belas histórias. 

Resumo: o teatrólogo, pesquisador cultural Oswaldo Barroso, ressalta um dos mais valiosos símbolos, a vigorosa força mítica e religiosa. Oswaldo, cidadão honorário de Juazeiro do Norte, diz que a primeira vez que esteve no Cariri foi nos anos 70 e a experiência fez com que suas crenças e certezas de ateu fossem desconstruídas e reconstruídas com bases nos sentimentos das novas experiências e epifanias vividas.

"Desde o início, não acreditava em nada de Deus. Mas quando fiz a primeira viagem ao Horto do Juazeiro do Norte, foi que eu compreendi o que era Deus. Isso mudou minha vida completamente", revelou Oswaldo.

Um outra narrativa importante encontrei na mitologia dos Indios Kariris. Nela a região é tratada como sagrada, centro do mundo, onde no final dos tempos, vai abrir um portal que ligará o Cariri  para a dimensão do divino.

A cidade é um dos maiores centros de romaria do Brasil. E atualmente o túmulo de Padre Cícero é também o mais visitado no país", diz o secretário de Turismo e Romaria da cidade.

No ano de 2015 o Vaticano (Italia) reconciliou o padre Cícero Romão Batista com a igreja católica. Com a reconciliação, não há mais fatores impeditivos para que o "santo popular" do interior do interior do Ceará seja reabilitado, beatificado ou canonizado, segundo o chanceler da diocese do Crato, Armando Lopes Rafael. 

Padre Cícero morreu sem conciliação com a igreja católica. 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário